Notícias

Analista do IEL – Regional ZM apresenta palestra sobre estágio na Semana de Engenharia de Produção da Universo

Núcleo do IEL em Juiz de Fora insere os estudantes no mercado de trabalho

A analista de carreira industrial do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) na FIEMG Regional Zona da Mata, Fernanda Oliveira, participou no dia 17 de maio da Semana de Engenharia de Produção da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Na ocasião, Fernanda apresentou a palestra “Estágio, a primeira oportunidade de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho”, para cerca 270 pessoas, no auditório da OAB - Subseção Juiz de Fora/MG.

Em sua palestra, a analista do IEL falou sobre a importância do estágio para a vida profissional e acadêmica dos estudantes, focando na grande oportunidade que ele representa para a carreira dos jovens, tanto como forma de qualificação quanto de inserção no mercado de trabalho. O Núcleo do IEL em Juiz de Fora trabalha selecionando estagiários e levando às indústrias mão de obra capacitada, o que representa um bom negócio para empresários e estudantes.

Na oportunidade, Fernanda Oliveira apresentou também o Programa Futuros Engenheiros, iniciativa do Sistema FIEMG, através do Instituto IEL, SENAI, SESI e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig. O curso é gratuito e desenvolvido no modelo de qualificação profissional, com foco nas Indústrias e nos estudantes das áreas da Engenharia. Em Juiz de já se formaram 207 alunos e novas turmas de Operação de processos em mecânica industrial e Operação de processos de instalações elétricas terão início no mês de julho, com aulas na unidade SENAI CFP José Fagundes Netto.

O Programa, com duração de cinco meses, tem como público-alvo estudantes matriculados e frequentes do 5º ao 10º período do ensino superior dos cursos das áreas da Engenharia Elétrica, Mecânica e afins, que residem e estudam na Zona da Mata. O conteúdo programático contempla abordagens teóricas e práticas, visando atender às demandas do mercado de trabalho.

Através da metodologia aplicada no Programa Futuros Engenheiros, os estudantes podem aliar conhecimentos teóricos, práticos e simular a rotina de trabalho na indústria. “Trata-se de uma excelente oportunidade para o estudante universitário desenvolver suas competências técnicas e habilidades comportamentais para atuar na indústria com mais conhecimento e excelência”, afirma a analista de carreira do IEL, Fernanda Oliveira.

 

Graciele Vianna

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Zona da Mata 

 

 

Galeria