Notícias

Escola Móvel SESI/SENAI forma cerca de 500 alunos em Viçosa

Estrutura foi montada no Campus da UFV, onde foram ofertados cursos em diversas áreas

Foi de 484 o número de alunos formados nos cursos oferecidos pela Escola Móvel SESI/SENAI na cidade de Viçosa, na Zona da Mata mineira. A cerimônia de formatura foi realizada no Salão Coliseu, no dia 23 de agosto, e contou com a presença de familiares dos alunos e autoridades locais. A estrutura da unidade principal da Escola Móvel, com cerca de 800 m², permaneceu instalada no Campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) de 25 de julho a 23 de agosto.

Neste período, foram oferecidos gratuitamente à população nove cursos: Pedreiro de alvenaria assistente, Eletricista predial assistente, Mecânico de motos assistente, Costureiro do vestuário assistente, Confeiteiro assistente, Atendimento ao cliente, Auxiliar administrativo, Educação ambiental e sustentabilidade, e Secretariado; além de oficinas de artesanato. Como ação social, as roupas confeccionadas pelos alunos do curso de Costureiro do vestuário foram doadas para o Centro de Educação Infantil São Sebastião.

Fizeram parte da mesa solene da formatura a gerente SESI do Programa Escola Móvel, Joana d’Arc Oliveira Furtado; o gerente regional de Operações do SESI, Ricardo Nelson Dabes; o superintendente de Gestão Pública e Governança da Prefeitura de Viçosa, Luciano Piovesan Leme; o vereador municipal, Arlindo de Oliveira Carneiro; a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Ivone Maria Pires de Barros; e o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFV, Clóvis Andrade Neves. 

Na opinião da gerente do Programa Escola Móvel, Joana d’ Arc Furtado, a alegria dos alunos e parceiros torna evidente e indiscutível o bem que o Sistema FIEMG agrega através deste programa. “Trata-se de um grande investimento da indústria pelo crescimento dos cidadãos mineiros. Nesta edição, tivemos casos de alunos que conseguiram emprego em função do curso, além de depoimentos de outros que saíram de quadro de depressão por terem tido oportunidade de convivência, aprendizado e crescimento. Mesmo sendo a segunda edição em dois anos, o evento foi um sucesso”, ressaltou.

De acordo com o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, através da Escola Móvel, o Sistema FIEMG cumpre seu objetivo de disseminar profissões básicas e ofícios, formando mão de obra profissional. “Com estudo e qualificação, conseguiremos aumentar a capacidade de produção e melhorar ainda mais a qualidade dos produtos fabricados por nossas indústrias. Este é um presente a custo zero que a indústria de Minas Gerais está dando para a população de Viçosa e de muitos outros municípios mineiros que recebem os cursos da Escola Móvel SESI/SENAI”, destaca.

 download.jpg

 

Conheça os principais objetivos do Programa Escola Móvel:

 

- Ensinar pelo exemplo;

- Buscar a valorização do ofício;

- Promover pelo ensino de forma didática e descomplicada, o gosto pelo fazer, dando oportunidade às pessoas de desenvolverem suas habilidades pelo exemplo;

- Disseminar profissões básicas e ofícios;

- Formar mão de obra profissional básica para a inclusão do aluno no mercado de trabalho;

- Desenvolver habilidades profissionais que possibilitem a imediata geração de renda;

- Contribuir para a redução da carência de mão de obra qualificada, estimulando o desenvolvimento social no entorno das indústrias;

- Estimular atitudes socialmente responsáveis, principalmente, em relação ao consumo consciente.

 

Graciele Vianna

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Zona da Mata

 

Galeria