Notícias

FIEMG e parceiros realizam lançamento de Programa para apoio ao setor de cervejas artesanais da Zona da Mata

Evento na Regional ZM apresentou ações que serão realizadas ao longo de 2018 para as microcervejarias de Juiz de Fora e região

No dia 1º de fevereiro, foi realizado, na FIEMG Regional Zona da Mata, o lançamento de ações que serão implementadas para o setor de Cervejas Artesanais pelo Sistema FIEMG, através da Gerência de Projetos para a Indústria, em parceria com entidades locais como Sebrae MG;  Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS);  União Cervejeira da Zona da Mata (UniCerva); Associação de Cervejeiros Zona da Mata (ACZ); e Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. O evento foi um importante momento de fortalecimento dos parceiros, que tem como intuito em 2018 consolidar a atuação e convergir os esforços do grupo para um maior crescimento das cervejas artesanais da Zona da Mata.

A reunião contou com a participação de empresários do setor cervejeiro, que puderam conhecer um pouco mais sobre os programas que irão apoiar iniciativas do setor ao longo de 2018 na região. O planejamento contempla ações nos eixos de Mercado e Produto; e Finanças e Governança; todas conduzidas pela FIEMG e seus parceiros. As ações fazem parte do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR) e do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi).

O PCIR é uma iniciativa do Sistema FIEMG que possui atuação com foco a garantir a competitividade da indústria mineira, fazendo do Estado um ambiente gerador de negócios e, principalmente, de inovação. Desde 2016, diversas ações em todo o estado estão sendo executadas, e o setor de Cervejas Artesanais da Zona da Mata é um dos contemplados.

Em 2018, será desenvolvida uma ação com foco na estrutura financeira das microcervejarias da região, com o intuito de melhorar a gestão financeira e os recursos das empresas envolvidas. O início está previsto para abril de 2018 e contemplará seis empresas, que contarão com uma consultoria individualizada durante cinco meses.

As demais ações para o setor acontecerão através do Procompi, estabelecido por meio de uma parceria entre CNI e Sebrae Nacional, e que possui como gestor local o Instituto Euvaldo Lodi - IEL e o Sebrae MG. O foco são iniciativas de estímulo ao fortalecimento de micro e pequenas indústrias, por meio de ações coletivas em aglomerações produtivas.

Para o setor de Cervejas Artesanais na Zona da Mata estão previstas ações como uma visita técnica ao Vale da Cerveja em Blumenau-SC; acesso ao mercado por meio de capacitação, consultoria e rodadas de negócio; e promoção da Cultura da Cooperação. O programa é destinado para 15 indústrias de micro e pequeno porte de cervejas artesanais da região da Zona da Mata. O início das ações está previsto para março e as empresas interessadas têm até o dia 28 de fevereiro para realizar sua inscrição.

As empresas interessadas em participar das ações apoiadas pela FIEMG devem enviar um e-mail para alice.campos@fiemg.com.br, informando os dados completos de sua empresa e em quais ações pretende se inscrever. As vagas são limitadas. Mais informações: (31) 3263 – 4789.