Notícias

FIEMG promove workshop sobre a Indústria 4.0 em Juiz de Fora

Especialista do SENAI debate sobre o tema na Regional Zona da Mata

A era da internet industrial já é realidade em muitos países. Iniciada pela Alemanha em 2011 é caracterizada pela utilização de máquinas inteligentes, conectadas e grande digitalização de informações, como a Internet das Coisas (IoT), integração de sistemas, análise de dados, cyber segurança, computação em nuvem, entre outras particularidades.

Para debater sobre o tema, o Sistema FIEMG está promovendo nas suas regionais, o workshop Indústria 4.0. O evento foi realizado em Juiz de Fora no dia 16 de março. A FIEMG Regional Zona da Mata recebeu o especialista em engenharia de projetos industriais, produção automobilística e gerente de Educação para Indústria do SENAI, Ricardo Aloysio e Silva, para ministrar a palestra sobre o assunto, que atraiu um grande número de participantes, entre empresários, gestores, estudantes e instrutores do SENAI.

No encontro foram discutidos os impactos gerados pela quarta revolução industrial, suas novidades, oportunidades e desafios para as empresas mineiras.

O palestrante apresentou dados, exemplos e esclareceu o conceito de Indústria 4.0. Segundo ele, a digitalização industrial é o primeiro passo para a indústria entrar nesse novo patamar. Ricardo Aloysio esclarece que se trata de uma revolução de Tecnologia da Informação que chega até o chão de fábrica, embarcando tecnologia nos negócios. “O que tem de mais forte na Indústria 4.0 é o uso intensivo de simulações, de forma exaustiva, o que resulta em redução de custos”, destaca.

Na opinião do especialista, para a indústria nacional ser competitiva é imprescindível que seja feita a transição para a indústria 4.0. “Ao utilizar tecnologias digitais para fazer crescer os negócios, fabricamos produtos mais inteligentes e com processos mais autônomos, prevendo e reagindo a mudanças, aumentando a produtividade e diminuindo os desperdícios”, salienta Ricardo Aloysio e Silva.

No encerramento do Workshop, os participantes puderam fazer perguntas e conhecer mais sobre os projetos que o SENAI MG está desenvolvendo sobre o tema e que em breve estarão disponíveis para auxiliar as indústrias mineiras que desejam se adequar a esse novo cenário industrial.

Próximas Edições:

Dia 20/03 – 8h30 - Regional Norte (Montes Claros)

Dia 21/03 – 8h30 - Regional Vale do Aço (Ipatinga)

Dia 21/03 – 19h - Regional Rio Doce (Governador Valadares)

Dia 03/04 – 19h - Regional Alto Paranaíba (Patos de Minas)

 

Galeria