Notícias

FIEMG Regional ZM participa de Fórum Regional do Governo em Juiz de Fora

Durante o evento aconteceu a transferência simbólica do gabinete do governador para a cidade
Graciele Vianna

No dia 08 de junho foi a vez do Território Mata receber as atividades da nova fase dos Fóruns Regionais de Governo, em um evento realizado no Expominas, em Juiz de Fora, quando aconteceu a transferência simbólica do gabinete do governador Fernando Pimentel para a cidade. O presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, e o assessor da Presidência, Elcio Fonseca, participaram desta grande iniciativa, que foi aberta à população e englobou cerca de 150 ações, mobilizando mais de 40 órgãos do Governo do Estado, que prestaram contas das políticas públicas em andamento e dos programas executados.

Além do governador de Minas Gerais, o evento contou com a participação de autoridades de 93 municípios, 62 prefeitos, 13 secretários de Estado, 5 secretários adjuntos, 8 presidentes de empresas estatais, deputados federais, estaduais, vereadores e representantes da sociedade civil. A FIEMG Regional Zona da Mata, como legítima representante da indústria da região, marcou presença neste importante processo de planejamento das ações governamentais.

O evento em Juiz de Fora ė o terceiro da temporada e aconteceu na véspera do aniversário de dois anos dos Fóruns Regionais, criados por meio de decreto assinado em 09 de junho de 2015 pelo governador Pimentel. A iniciativa, inédita em Minas Gerais, é um dos pilares da atual administração estadual e tem o objetivo de incluir a população no processo de planejamento das ações governamentais. A instalação de um Fórum em cada um dos 17 territórios de desenvolvimento já permitiu a realização de mais de 1.400 reuniões em mais de 600 municípios, com a participação ativa da sociedade.

De acordo com Fernando Pimentel, o projeto tem como principal objetivo ouvir para governar. “É um mecanismo que está dando certo em Minas Gerais, que é estar perto das pessoas, ao invés de governar de longe. Nós estamos planejando nossas ações de Governo junto com as lideranças políticas, empresariais, de trabalhadores, do estado inteiro. É uma forma de consultar a população naquilo que é prioritário. Não existe outra maneira de fazer isso quando os recursos são poucos, são escassos”, observa o governador.

Durante a abertura do Fórum Regional de Governo do Território Mata, o presidente Francisco Campolina esteve com o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais, Murilo Valadares, a quem solicitou o término das obras da estrada de acesso ao Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco. “Segundo o secretário, falta apenas a liberação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para a finalização do trevo de ligação da estrada com a BR-040. Desta forma, a FIEMG Regional Zona da Mata se mantém ativa na luta pelo desenvolvimento de nossa região”, declara Campolina.

Ainda durante o evento, Francisco Campolina colocou novamente em pauta com o diretor-presidente da Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), Marco Antônio Castello Branco; o secretário de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Wadson Ribeiro; e o deputado estadual Noraldino Júnior, o apoio em prol da doação da área para a implantação do condomínio industrial do setor de Alimentação em Juiz de Fora. As três autoridades políticas informaram que estão trabalhando neste projeto, que conta com total apoio da FIEMG Regional ZM, como fomentadora do desenvolvimento industrial da Zona da Mata.

A nova fase dos Fóruns Regionais de Governo trouxe uma extensa programação para o Território Mata. No espaço de cerca de 15 mil metros quadrados do Expominas foram montados estandes onde instituições, fundações, empresas públicas e secretarias disponibilizaram serviços aos prefeitos, vereadores, cidadãos e a segmentos diversos, como produtores rurais e micro e pequenos empreendedores. O analista de negócios da FIEMG Regional ZM, Matheus Sant’Ana, realizou atendimentos ao público presente no estande do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais).

 

Graciele Vianna

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Zona da Mata

 

 

 

 

 

 

Galeria