Notícias

FIEMG Regional ZM participa do Fórum Mundial da Água

Maior evento global sobre recursos hídricos foi realizado em Brasília

A analista de Meio Ambiente da FIEMG Regional Zona da Mata, Luíza Cortat, participou como representante do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna, do 8º Fórum Mundial da Água, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março.

Trata-se do maior evento global sobre recursos hídricos, organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água, juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa. O Conselho Mundial da Água é uma organização internacional que reúne interessados no assunto e busca promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente.

O Sistema FIEMG teve participação efetiva no encontro, atuando com foco na importância de Minas Gerais para a geração e abastecimento de água no país. A entidade contou com um estande onde apresentou a situação de Minas em relação à distribuição de água para outros estados brasileiros e, ainda, a influência do sistema hidrográfico mineiro no abastecimento de países limítrofes. Empresas mineiras participaram das rodadas de negócios e tiveram a oportunidade de apresentar aos potenciais parceiros nacionais e estrangeiros produtos e soluções inovadores para o uso racional da água.

O Fórum contou com mais de 200 debates e sessões sobre o tema e teve ainda uma área de exposições no Estádio Nacional Mané Garrincha, destinada aos pavilhões de países e às empresas e instituições interessadas em vender produtos e serviços. Foram 53 estandes, de diversas nações, e cerca de 45 mil pessoas de mais de 150 países passaram pelo evento.

O gerente de Meio Ambiente do Sistema FIEMG, Wagner Soares Costa, também participou do Fórum e avaliou positivamente o encontro, afirmando que o estande FIEMG/CNI cumpriu muito bem o seu objetivo, reforçando a marca das entidades e reforçou o compromisso delas com a questão da água. Outro ponto positivo, segundo Wagner Costa, foi que o estande e sua programação de palestras e seminários atraíram não apenas empresários, mas muitos representantes da sociedade civil. “As pessoas puderam conhecer ao trabalho que o setor industrial está fazendo pela preservação da água. E não é pouco”, ressaltou.

Para a analista de Meio Ambiente da FIEMG Regional ZM, Luíza Cortat, o Fórum foi uma importante etapa de sensibilização e conscientização, mobilizando e contribuindo para que todos os segmentos da sociedade ajam com responsabilidade e em prol da conservação, proteção, gestão e uso eficiente do recurso. 

Graciele Vianna

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Zona da Mata

F-rum-gua.jpg

 

Galeria