Notícias

FIEMG Regional ZM promove palestra sobre Produção e Consumos Sustentáveis e Rodada de Negócios Ambientais

A iniciativa faz parte do Programa Mineiro de Simbiose Industrial
Graciele Vianna

A FIEMG Regional Zona da Mata promoveu, no dia 08 de junho, o workshop “Conectando empresas. Criando oportunidades”, iniciativa que faz parte do Programa Mineiro de Simbiose Industrial (PMSI)O programa visa apoiar as indústrias da região a tornar a gestão dos resíduos sólidos uma estratégia de negócio, reduzindo os custos da empresa e trazendo novas oportunidades. Na ocasião, foi apresentada a palestra “Produção e Consumos Sustentáveis”.

A palestra ficou a cargo de Adriano Scarpa, analista de Meio Ambiente da FIEMG, e foram abordados temas como: Compras sustentáveis, Economia circular, Ecoeficiência, Produção + limpa, Ecodesign e Indicadores ambientais. Na parte da tarde, foi promovida uma rodada de negócios ambientais, na qual as empresas tiveram a oportunidade de negociar seus recursos e resíduos, como água, energia, compartilhamento de carga, terrenos, serviços técnicos, resíduos minerais, metais, têxteis, plásticos, embalagens, madeiras, eletrônicos, orgânicos. A negociação foi apresentada e conduzida por Guilherme da Mata Zanforlin, também analista de Meio Ambiente da FIEMG.

O Programa Mineiro de Simbiose Industrial reúne empresas que desejam realizar novos negócios, disponibilizando seus recursos e resíduos subutilizados para outras empresas. “Uma proposta que, além de contribuir para a criação de uma indústria sustentável, gera ótimos resultados para todos os envolvidos. O Programa tem fomentado o novo modelo de negócios conhecido como Economia Circular, em que os recursos e produtos são continuamente reutilizados”, declara a analista ambiental da FIEMG Regional ZM, Luíza Cortat. Segundo ela, as empresas que disponibilizam os recursos têm seus custos operacionais reduzidos e as empresas tomadoras têm a oportunidade de adquirir insumos e matérias-primas por valores menores que os praticados no mercado.

 

Graciele Vianna

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Zona da Mata