Notícias

FIEMG Regional ZM recebe curso gratuito que ensina a montar loja virtual

Promovido pela camara-e.net, evento é voltado para micros, pequenos e médios empreendedores

A FIEMG Regional Zona da Mata apoiou e sediou, no dia 30/03, um evento gratuito voltado para fortalecimento do comércio virtual, setor que vem crescendo e impacta diretamente na cadeia produtiva da indústria.

O Ciclo MPE é um evento realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) composto por uma série de seminários gratuitos voltada para micro, pequenos e médios empreendedores, voltado para interessados em investir em um negócio próprio na Internet e aprender como planejar, montar, operar e divulgar uma loja virtual.

A abertura do evento foi feita pelo secretário-executivo da camara-e.net e coordenador da iniciativa, Fernando Ricci, que apresentou os parceiros do evento: Correios, Sebrae e BNDES. O analista de Relações Empresariais da FIEMG Regional Zona da Mata, Gilmar Peixoto, deu as boas-vindas a todos em nome da entidade.

O Ciclo MPE é composto por oito seminários de 45 minutos de duração cada e cobre todas as etapas que envolvem a criação e a manutenção de uma loja na internet. Planejamento do negócio, infraestrutura de tecnologia, operação logística, meios de pagamento, modalidades de financiamento e marketing estão entre os temas abordados.

Fernando Ricci foi o primeiro palestrante do dia, e falou sobre as fases envolvidas no comércio eletrônico. Segundo ele, o comércio eletrônico, é um setor que, apesar da crise, continua em crescimento. “Em 2016, quando todos os indicadores econômicos registram queda, o setor cresceu 7,4%, fechando o ano com faturamento de R$ 44,4 bilhões. A expectativa para 2017, é que o setor cresça 12%”, revela Ricci.

Em seguida, os representantes dos Correios, Eduardo Kappel e Cláudia Gomes, falaram sobre a logística no e-commerce. Segundo eles, o sucesso de vendas na internet se baseia em um tripé formado por estratégia comercial, estratégia tecnológica e estratégica logística. “Cerca de 90% das empresas que atuam em e-commerce no Brasil são pequenas e 47% delas não possuem loja física”, destacou Kappel.

A programação do evento ainda contou com palestras sobre “Como escolher a plataforma ideia”, “Como conseguir crédito para investir no negócio”, “a importância dos meios de pagamento”, “Padrões de identificação de produtos”, “Marketing digital como estratégia de vendas” e apresentação de cases de sucesso.

Sobre o Ciclo MPE.net - Evento organizado pela camara-e.net e que está em sua 14ª edição. Tem como foco o micro, pequenos e médios empreendedores de internet que pretendem abrir uma loja virtual ou desejam ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar o negócio que está em operação na internet. O Ciclo é um treinamento gratuito, oferecido por um grupo de patrocinadores que apoiam a entidade. Mais informações: www.ciclo-mpe.net

Sobre a camara-e.net – Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. Mais informações: www.camara-e.net.

 

Galeria