Notícias

Presidente da FIEMG Regional ZM recebe visita de representantes do Corpo de Bombeiros

Reunião contou com a presença do presidente do Intersind que entregou documento solicitando adequações ao atendimento da corporação em Ubá

O presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, recebeu, no dia 6 de outubro, a visita do comandante do 3º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros, Coronel Erenito Azeredo, acompanhado do major Ângelo e do tenente-coronel Emerson, para uma reunião, que contou com a presença do presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá – Intersind, Áureo Calçado.

O objetivo da visita foi fortalecer a parceira entre o Corpo de Bombeiros e a Federação das Indústrias, no que se refere à orientação aos empresários para a importância da obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que visa garantir à população a segurança mínima contra incêndio e pânico nas edificações. Ficou acordada a realização de um seminário sobre o tema, que contará com o apoio da Regional ZM.

Durante o encontro, Campolina apresentou aos representantes do Corpo de Bombeiros os produtos e serviços oferecidos pela FIEMG Regional Zona da Mata e falou sobre a atuação das entidades do Sistema FIEMG, através das unidades SESI e SENAI existentes na região.

A convite da FIEMG Regional ZM, o presidente do Intersind falou sobre a representatividade econômica do Polo Moveleiro de Ubá, - que gera cerca de 15 mil empregos e é composto por nove municípios - , e chamou a atenção para os constantes incêndios sofridos pelas indústrias do setor. “A matéria-prima de nossas indústrias é composta por produtos químicos e materiais inflamáveis e por isso acreditamos que o risco de incêndio na região de Ubá esteja subdimensionado” alertou.

Segundo Áureo, foi realizada uma análise estatística sobre as condições da Corporação de Bombeiros que hoje atua em Ubá e conclui-se a necessidade de adequações, para que seja possível atender às ocorrências das várias cidades que compõem o polo moveleiro. Diante dessa necessidade, o líder do Intersind entregou ao comandante dos Bombeiros um documento, elaborado em nome dos empresários de Ubá, reivindicando a elevação da Corporação de Bombeiros da cidade de Ubá à categoria de "Companhia de Bombeiros". Também foi debatida a necessidade da criação de um Posto de Bombeiros para o município de Cataguases.

O Coronel Erenito Azeredo revelou que já existe no Plano de Comando dos Bombeiros essa demanda de elevar o posto de Ubá e se comprometeu a encaminhar o documento para o alto comando dos Bombeiros. O coronel também ressaltou a importância do AVCB. “É necessário chamar a atenção para a cultura da prevenção, é preciso que as empresas façam o seu dever de casa para auxiliar o trabalho do bombeiro”, ressaltou.