Notícias

Projeto SESI no Palco traz para Juiz de Fora Grupo Galpão em apresentação única e gratuita

Cine-Theatro Central foi palco do espetáculo os Gigantes da Montanha que reuniu 1.200 expectadores
Guto Muniz

Fechando a temporada pelo interior do estado, Juiz de Fora recebeu o Grupo Galpão em apresentação única e gratuita com o espetáculo Os Gigantes da Montanha, dirigido por Gabriel Villela. A sessão aconteceu no dia 7 de dezembro, no Cine-Theatro Central. A turnê é realizada pelo projeto SESI no Palco.

Considerada uma das companhias mais importantes e premiadas do cenário teatral brasileiro, o Grupo Galpão, com sede em Belo Horizonte, está completa 35 anos de trajetória em 2017. Os ingressos para a apresentação foram distribuídos antecipadamente para trabalhadores da indústria e público em geral, e na bilheteria do próprio teatro, uma hora antes do espetáculo.  

Com capacidade para 1.200 expectadores, a sessão teve lotação máxima. Uma plateia formada por diferentes gerações se encantou com a performance teatral do grupo e aplaudiu de pé os artistas. O professor João Victor de Oliveira trouxe, da cidade de Bicas, um grupo de 50 alunos de teatro para assistir à peça. “Foi mágico! As crianças adoraram! Os olhos brilharam do início ao fim. Na volta pra casa eles falaram o tempo todo no espetáculo. Inclusive só de entrar no Cine-Theatro Central já ficaram admirados”, relata.

A programação contou ainda com bate-papo com os atores, que teve como objetivo incentivar a troca de experiência e proporcionar aos participantes a possibilidade de conhecer um pouco mais da história e dos processos criativos dos espetáculos do Grupo Galpão. O encontro foi realizado também no dia 7 de dezembro, pela manhã, no Museu Ferroviário.

DSCN1374.JPG

Desde 2015 o projeto SESI no Palco leva apresentações artísticas aos espaços culturais do SESI e espaços parceiros nas cidades mineiras, com o objetivo de oferecer aos principais polos e cidades industriais de Minas Gerais uma programação artístico-cultural. Participando pela primeira vez do projeto, o Grupo Galpão já passou por Santa Rita do Sapucaí, Extrema, Itajubá, Poços de Caldas e Varginha, no sul do estado.

A fábula “Os Gigantes da Montanha” narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. Escrita por Luigi Pirandello, a peça é uma alegoria sobre o valor do teatro (e, por extensão, da poesia e da arte) e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, cada vez mais pragmático e empenhado nos afazeres materiais. Atemporal, a montagem, dirigida por Gabriel Villela, faz parte do repertório dos 35 anos do Grupo Galpão comemorados em 2017.

SOBRE O GRUPO GALPÃO

Criado em 1982, o Grupo Galpão tem sua origem ligada à tradição do teatro popular e de rua. Desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa e busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público. A capacidade de adaptação e busca pelo novo fazem do Grupo Galpão uma das mais reconhecidas companhias de teatro do país, que conta com o patrocínio da Petrobras desde 2002. Paralelo à agenda de apresentações, o grupo mantém ainda o centro cultural Galpão Cine Horto, e espaço de pesquisa e formação em teatro, que funciona em Belo Horizonte desde 1998. Integram o Grupo Galpão os atores Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.

A turnê do SESI no Palco com o Grupo Galpão é realizada pelo SESI FIEMG em parceria com a FIEMG Regional Zona da Mata e seus sindicatos filiados.

Galeria