Notícias

SENAI realiza projetos de consultoria em Produção Enxuta na empresa Medquímica

Iniciativa faz parte do Programa Indústria mais Produtiva da CNI

No dia 06 de junho, foi realizado o encerramento dos projetos de consultoria em Produção Enxuta, em atendimento à empresa Medquímica, da cidade de Juiz de Fora, dentro do Programa Indústria mais Produtiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o SENAI-MG, por meio da Gerência de Educação para a Indústria. Como foco desse projeto piloto, foi selecionado o setor médico hospitalar/farmacêutico. O atendimento se deu através de consultoria conduzida pela unidade SENAI de Juiz de Fora, iniciada em dezembro de 2016 e com carga horária de 160 horas, utilizando a metodologia de Produção Enxuta (Lean Manufactoring).

A Medquímica Indústria Farmacêutica, empresa com mais de 40 anos de mercado, em 2015 tornou-se parte do Grupo Lupin, companhia global do segmento farmacêutico. No Brasil, a Medquímica desenvolve uma extensa linha de medicamentos sólidos e líquidos divididos em oito linhas: MIP (Medicamentos Isentos de Prescrição), Cardio, Farma, Gastro, Hospitalar, Genéricos, Fitoterápicos e Suplemento Alimentar.

Por meio do atendimento a dois projetos no âmbito da empresa que representavam gargalos no processo produtivo, um deles na área de embalagem e outro referente ao setup de um dos equipamentos, obteve-se inúmeros ganhos envolvendo reduções de movimentações, de custos e de tempo despendido nos processos produtivos. Os consultores do SENAI, Vitor Leite e Deidicler Maique, conduziram o atendimento, contando ainda com o suporte de Marcos Kawagoe, expert na metodologia contratado pela CNI para apoiar tal implementação.

Segundo Jadir Vieira, diretor industrial da Medquímica, a empresa se surpreendeu com os resultados alcançados em período tão curto de tempo. “A semente lançada de melhoria contínua será implementada pela empresa, inclusive com a criação de um setor específico para tratar do tema e com a definição de metas de projetos de melhoria em cada setor/área da empresa”, disse.

Participaram do evento de encerramento, além dos funcionários que integraram as equipes do projeto, funcionários convidados; o diretor industrial Jadir Vieira; Gustavo Romeiro, representando a Unidade de Política Industrial da CNI; Marcos Kawagoe, consultor coaching do projeto; os consultores do SENAI/DR/MG Vitor Leite e Deidicler Maique; o diretor das unidades SENAI de Juiz de Fora, Vander Montesse; e o supervisor administrativo, Alexandre Souza.