Notícias

Unidade de Ubá participa da etapa estadual da Mostra Inova SENAI 2017

Projeto desenvolvido por alunos visa estimular habilidades comunicacionais de crianças autistas

O projeto de uma mesa desenvolvida para estimular habilidades de comunicação em crianças com Transtornos do Espectro Autista – TEA, desenvolvida por alunos do SENAI de Ubá CFP “José Alencar Gomes da Silva”, está entre os 10 projetos selecionados para a Mostra estadual do Programa Inova SENAI 2017.

Todos os projetos foram apresentados por meio de um vídeo e um formulário, no qual os alunos descreveram o modelo de negócio para a inovação proposta. Os critérios para a seleção foram o foco no cliente, foco no processo e apresentação com a pontuação final, obtida pela média da nota atribuída pelos avaliadores em cada critério.

Sob a supervisão dos instrutores Noemi Marinho e Antônio Carlos Padovani, os aprendizes Cirilo Fernandes, Wiliam Dias e Tiago Valente, do curso de Instalação Elétrica Industrial, em conjunto com a aluna do curso Técnico em Design de Móveis, Luana Bello, criaram a MICCA - Mesa para Interação e Comunicação com Crianças Autistas, seguindo as normas da ABNT e do Inmetro para mobiliário.

O objetivo principal foi desenvolver um ambiente físico adequado para o aprendizado de habilidades comunicativas, através de métodos alternativos para o desenvolvimento da linguagem em crianças com Transtornos do Espectro Autista – TEA.

Para desenvolver o projeto, os estudantes contaram com o incentivo do Grupo de Apoio aos Autistas e da Carolina Móveis, indústria comandada pelo presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá – Intersind, Áureo Calçado.

Segundo relato dos alunos, o design da mesa foi pensando para manter o posicionamento, habilidade, e auxiliar o autista em habilidades funcionais de vida. A mesa conta com um painel eletrônico com imagens das rotinas diárias, que emite som e luz, facilitando a comunicação entre a criança e seu interlocutor, proporcionando mais qualidade de vida aos que vivem com essa condição permanente.

Inova SENAI

Criado para mostrar boas ideias de alunos, docentes, técnicos e consultores dos departamentos regionais do SENAI de todo o país, o Programa Inova SENAI tem como objetivo principal desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes. A partir do programa, o SENAI pode aprimorar sua prática pedagógica com o foco na cultura de inovação, além de estar mais integrado à indústria e à comunidade.