Notícias

Sindicato de Alimentação apoia realização do I Simpósio em Segurança Alimentar

Qualidade, higiene e contaminação foram alguns dos temas tratados no evento
Graciele Vianna

Palestras sobre higienização na alimentação foram promovidas durante o I Simpósio em Segurança Alimentar, realizado pelo Sindicato das Indústrias de Alimentação de Juiz de Fora (SIA-JF), em parceria com as empresas GTA – Gestão e Tecnologia de Alimentos e Vijuminas, distribuidora dos produtos Spartan do Brasil Produtos Químicos e Bralimpia. O evento, que aconteceu no dia 22 de maio, na FIEMG Regional Zona da Mata, teve o objetivo de orientar profissionais e não profissionais quanto às regras de higienização na indústria alimentícia. Participaram do encontro cerca de 70 pessoas das áreas de Alimentação, Laticínios, Frigorífico, Panificação, Cozinha Industrial e Restaurantes, além de estudantes interessados no tema.

A abertura do Simpósio ficou a cargo da presidente do SIA-JF, Flávia Gonzaga Costa. Segundo ela, hoje muito se fala sobre a importância dos cuidados com a higiene e a manipulação dos alimentos, sobre as técnicas de preparo e armazenamento correto, sempre a fim de evitar contaminações e possíveis doenças transmitidas por alimentos. “A segurança alimentar, se bem monitorada, significa saúde e bem-estar para todos. Precisamos adequar nossas indústrias e ficar atentos às regras de higienização, para garantirmos a qualidade de nossos produtos e para que não venhamos a ter problemas com fiscalização e multas”, disse.

A primeira palestra da tarde foi “Contaminação na indústria alimentícia”, apresentada por Cândida Bosch, da empresa GTA – Gestão e Tecnologia de Alimentos, que trabalha com laboratório de análises, consultoria e treinamento na área. Cândida falou sobre contaminação, qualidade e higiene, abordando os perigos físicos, químicos e biológicos que podem atingir os alimentos; boas práticas de fabricação e as barreiras que devem ser criadas para que a contaminação não aconteça.

“Conceitos profissionais de higiene e limpeza em indústrias alimentícias e serviços de alimentação” foi o tema abordado na palestra de Thiago Lopes, da Spartan do Brasil, que fornece produtos químicos voltados para manutenção, higienização e limpeza industrial e institucional. O evento foi encerrado com a palestra “A importância do uso correto dos equipamentos”, apresentada por Paulo Nascimento, da empresa Bralimpia, que trabalha com kits completos de materiais para limpeza, e coleta de resíduos, como carros funcionais, mops, vassouras, rodos, placas sinalizadoras, entre outros produtos.

 

Graciele Vianna

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Zona da Mata

Galeria