Notícias

Sindicatos de Juiz de Fora presentes na Sevar 2017

SIA-JF e Sindipan-JF participam do principal evento varejista da Zona da Mata

O presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, participou, no dia 16 de agosto, em Juiz de Fora, da abertura doSuper Encontro Varejista da Zona da Mata (Sevar). O Sindicato das Indústrias de Alimentação de Juiz de Fora (SIA-JF) montou um estande na Feira, contando com o apoio da FIEMG. Estiveram também presentes os presidentes do SIA-JF, Flávia Gonzaga, e do Sindicato das Indústrias da Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan-JF), Heveraldo Castro, entidade que também apoiou o evento.

Participaram ainda da cerimônia de abertura o vice-prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas; o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Antônio Claret Nametala; o vice-presidente da Amis em Juiz de Fora, Álvaro Pereira Lage Filho; o ouvidor-geral do Estado de Minas Gerais e líder da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Wadson Ribeiro, entre outras autoridades.

O 16º Sevar, promovido pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), atraiu cerca de 1.800 pessoas, reunindo 51 empresas expositoras, sendo 28 pequenos agricultores. Trata-se do principal encontro do varejo no interior de Minas, que tradicionalmente reúne supermercadistas, panificadores, atacadistas e varejistas em dois dias de debates, palestras técnicas e motivacionais, workshops e exposição de produtos dos principais fornecedores do setor.  A ideia é oferecer mais condições de atualização e desenvolvimento ao varejo e também propiciar um ambiente de negócios com a indústria. Este ano o Sevar aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto, no Centro de Eventos Capitólio.

O tema central desta edição foi “Acreditar e fazer” e uma das novidades apresentadas foi a realização do Circuito Mineiro de Compras Sociais, espaço exclusivo para promover a aproximação de pequenos produtores ou agroindústrias familiares com os supermercados, para que possam apresentar seus produtos a potenciais compradores. Esta iniciativa da Amis, em parceria com o Sebrae-MG e com o Governo mineiro, por meio da Seedif, tem por objetivo transformar os pequenos empreendedores em fornecedores do varejo, contribuindo para o fortalecimento da economia regional.

A primeira palestra magna do evento, realizada antes da cerimônia de abertura, apresentou o tema “Liderança prática: como transmitir o DNA da empresa para os colaboradores”, e foi ministrada por Rafael Medeiros Filho, administrador de empresas com especialização em Recursos Humanos e autor de vários livros, como “Proibido estacionar na vida”, “Como construir sua raridade profissional”, “Saia do lugar comum” e “Líderes não nascem prontos”.

No segundo dia do encontro, foi realizado o workshop “Alterações recentes na NR 12 em supermercados, açougues e padarias”, ministrado pela auditora-fiscal do Ministério do Trabalho, Julie Santos Teixeira; e as palestras “Mudar para perpetuar”, apresentada por Zanone Campos, contador e bacharel em Direito, com ampla experiência no varejo; e “Gol de placa, sorte ou competência? Inovação e coragem como diferenciais e resultados”, pelo superintendente da Amis, Antônio Claret Nametala.

Para a presidente do SIA-JF, Flávia Gonzaga, o Sevar é uma grande oportunidade de fazer contatos e ampliar os negócios, divulgando também o trabalho da entidade e as vantagens das empresas se associarem ao Sindicato para trabalharem juntas em prol de benefícios para o setor.

 

 

Graciele Vianna

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Zona da Mata

 

 

Galeria