Notícias

Sistema FIEMG inaugura obras de ampliação e modernização da unidade SENAI em Cataguases

SENAI CFP José Ignácio Peixoto recebeu investimento de R$ 6,5 milhões
Graciele Vianna

O Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) inaugurou, no dia 09 de outubro, as obras de ampliação e modernização das instalações da unidade SENAI Centro de Formação Profissional José Ignácio Peixoto, em Cataguases. A escola recebeu cerca de R$ 6,5 milhões de investimento. A cerimônia contou com a presença do presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior; do presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Francisco Campolina; do vice-presidente da FIEMG, Alberto Salum; do diretor financeiro da FIEMG, Edson Salles; do diretor regional do SENAI MG, Cláudio Marcassa; do vice-prefeito de Cataguases, João Batista Alves Lima; além de autoridades políticas, presidentes de Sindicatos Patronais da Indústria, representantes do Sistema FIEMG e lideranças empresariais da região.

O SENAI de Cataguases foi fundado em 15 de julho de 1950, sendo a 5ª unidade operacional de Minas Gerais, e está completando 67 anos. Iniciou seu funcionamento com os cursos de Aprendizagem Industrial em Marcenaria, Tornearia e Ajustagem e atualmente atende o município e região com cursos Técnicos, de Aprendizagem Industrial, Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional nas áreas de Metalomecânica, Eletroeletrônica, Informática, Gestão, Têxtil e Vestuário, além da prestação de serviços de Tecnologia e Inovação. Só este ano, 906 alunos já concluíram algum curso nas diversas modalidades oferecidas pela escola.

De acordo com o gerente da unidade, Juarez Boari, com a execução do projeto de ampliação, reforma e modernização, o SENAI Cataguases otimizou os serviços prestados e ampliou o atendimento às indústrias da região em qualidade e agilidade. “Houve um acréscimo de 600 m² de área construída, totalizando 2.400m², e aumentamos nossa capacidade de atendimento de 750 para 1800 alunos por ano”, ressalta Juarez.

Em seu pronunciamento durante a cerimônia de inauguração, o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Energia Elétrica e Empresas Prestadoras de Serviços no Setor Privado de Energia Elétrica (SIEEL), Newton Dutra, destacou a importância do SENAI para as indústrias. “O SIEEL se orgulha em fazer parte deste momento, pois considera a Educação uma importante ferramenta de inclusão social, e o trabalho do SENAI, através de seus cursos profissionalizantes, possibilita a formação de mão de obra especializada para a indústria, incluindo o aluno no mercado de trabalho e gerando desenvolvimento para a cidade”, disse.

Já o presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado, agradeceu o empenho de todos os companheiros da indústria da Zona da Mata em construir um ambiente saudável para os negócios. “Neste momento em que estamos superando a grande crise econômica, política e ética pela qual passamos, é um alento estar aqui em Cataguases, inaugurando as novas instalações do nosso SENAI. Estamos abrindo aqui novas possibilidades para a economia da Zona da Mata e para a indústria mineira”, ressaltou.

O vice-prefeito de Cataguases, João Batista Alves Lima, relembrou os tempos como aluno da instituição. “É uma honra poder participar da inauguração desta escola, que teve grande importância na minha formação. Entrei aqui aos 15 anos e, hoje, poder ver, como representante do poder público, essa nova estrutura, que é um belo presente para a nossa cidade, me enche de orgulho,” concluiu.

Estre as benfeitorias realizadas, estão: ampliação da Recepção com a triplicação do fluxo de atendimento; ampliação das instalações sanitárias para alunos e funcionários; ampliação e reforma das áreas administrativas; construção de uma Biblioteca (100 m²); construção de um galpão para a ampliação das oficinas de Metalmecânica; adequação de ambientes com o aumento da área dos laboratórios de Informática, Eletrônica, Elétrica Predial e Industrial; construção do Laboratório de Instrumentação e Controle para atendimento ao curso de Mecatrônica e Automação; construção de infraestrutura de acessibilidade para pessoas com deficiência (rampas de acesso, elevador e instalações sanitárias); ampliação do número de salas de aula e reforma das demais, totalizando 11 salas de aula totalmente climatizadas; ampliação da oficina de Costura Industrial e criação da oficina de Modelagem.

8.JPG

 

Graciele Vianna

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Zona da Mata

 

 

Galeria