Notícias

Sistema FIEMG inaugura Parque Aquático do SESI em Juiz de Fora

Unidade recebeu investimento de R$ 2 milhões
Aelson Amaral

Foi inaugurado oficialmente no dia 15 de dezembro, pelo Sistema FIEMG, o Parque Aquático do SESI Juiz de Fora. Localizado no Centro Esportivo do Trabalhador do SESI “José Weiss”, o Parque recebeu obras de modernização que incluem a reforma da piscina semiolímpica e a construção de uma nova piscina para a prática de atividades físicas, realizadas através de um investimento da FIEMG no valor de cerca de R$ 2 milhões. A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior; do vice-presidente Agnaldo Diniz; e do presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, além de autoridades políticas e lideranças empresariais.

Em seu discurso, Olavo Machado lembrou que a casa da indústria mineira nasceu na cidade. “Juiz de Fora tem uma importância muito grande para nós da FIEMG, que começou aqui. Devemos muito aos empresários mineiros pela ousadia de fazer de Minas um estado industrializado”, disse. O prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, foi representado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, João Matos, que agradeceu à FIEMG pelas realizações na cidade. “Trata-se de um momento muito especial para todos nós. Esta inauguração mostra que Olavo Machado está fazendo um grande trabalho à frente da FIEMG. Esta não é a primeira grande ação de vocês aqui. Que você continue nessa direção que colocou a FIEMG numa posição exitosa”, disse. 

De acordo com Francisco Campolina, com as melhorias o Parque Aquático de Juiz de Fora passou a ser um dos melhores do estado. Na nova piscina já estão sendo promovidas aulas de hidroginástica, hidro jump, hidrobike e circuito aquático, além de natação para bebês e crianças menores de 6 anos, com professores especializados. Na piscina semiolímpica, continuam as aulas de natação e atividades esportivas e competitivas para crianças a partir de 6 anos, jovens, adultos, 3ª idade e pessoas com deficiência (PCD). “Temos agora condições de receber até 800 alunos em um moderno Parque Aquático, com piscinas cobertas, aquecidas e com tratamento de ozônio, arquibancadas, além de vestiários revitalizados”, declara o presidente da FIEMG Regional ZM.

Estão sendo também oferecidos aos alunos combos de atividades físicas que podem integrar outras modalidades esportivas realizadas na academia, nas quadras e piscinas do Centro Esportivo, como musculação, vôlei, futsal, basquete, pilates, entre outros. “Estamos diariamente inovando para atender os industriários. Esta é a FIEMG, que não mede esforços para melhorar em nossa cidade o bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador e sua família”, afirma Campolina.

Segundo José Antônio Bara Miguel, que gerencia as unidades Clube do SESI em Juiz de Fora, este investimento partiu de uma demanda dos trabalhadores da indústria da cidade e seus dependentes. “O aumento da procura e o número crescente de alunos interessados pelas aulas deu origem a esta necessidade. Trata-se de um investimento que será efetivamente utilizado, graças também à qualidade da equipe de profissionais do SESI, e que nos dará condições de atender cada vez melhor o nosso público”, declara.

“Certamente este é um motivo de grande orgulho para toda a família industrial de Juiz de Fora. Mais uma vez o Sistema FIEMG, através do nosso presidente Olavo Machado Junior, demonstra seu comprometimento e apoio à Zona da Mata mineira e o SESI cumpre seu papel de promover saúde, bem-estar, lazer e qualidade de vida aos trabalhadores da indústria e seus familiares”, ressalta o presidente Francisco Campolina. Ao final da cerimônia, uma bela e merecida homenagem foi feita ao professor de natação Wander de Moura Fontes (Wandinho), que com sua dedicação e trabalho eleva o nome do SESI e é motivo de orgulho para o esporte de Juiz de Fora. Os presentes assistiram também a uma apresentação de alunos e instrutores das modalidades que serão ensinadas no Parque Aquático. 

  

O Centro Esportivo do Trabalhador “José Weiss”

 

Em 1970, foi inaugurado o Clube do Trabalhador de Juiz de Fora, como um espaço voltado para o lazer do trabalhador e sua família. Quando tiveram início as atividades da escola de esportes, estas aconteciam no mesmo complexo que os associados do clube frequentavam. Em 2006, o Clube deixou ser voltado para o lazer e se transformou efetivamente em uma escola de esportes, sendo implantado assim o Centro Esportivo do Trabalhador “José Weiss”, com oferta de práticas esportivas orientadas por profissionais de educação física. Nesta época, o Centro Esportivo passou a contar também com uma academia de ginástica.

Com o aumento da demanda por modalidades aquáticas, o SESI, com objetivo de ofertar maior segurança, conforto e um ambiente adequado para seus alunos, decidiu modernizar sua estrutura que, além de estar alinhada com todas as necessidades regulatórias para a prática de esportes aquáticos, oferece maior segurança a seus alunos, sendo criado assim o Parque Aquático do SESI Juiz de Fora.  

O complexo conta com duas piscinas totalmente cobertas e aquecidas, sendo uma de 25 x 12,5 m² (semiolímpica) e a outra de 12,5 x 7 m². Foram também construídas arquibancadas para os dias de competições e os vestiários foram revitalizados. Desta forma, o moderno parque aquático do SESI poderá receber até 800 alunos.

As modalidades ofertadas são: natação para bebês, natação infantil/juvenil e adulto, hidroginástica, hidrojump, hidrobike e circuito aquático. Os cursos serão ofertados para industriais, industriários, seus dependentes e a comunidade em geral.

 

Graciele Vianna

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Zona da Mata

Galeria