Notícias

Sistema FIEMG inaugura unidades do SESI e SENAI em Ubá

Unidades SESI de Segurança e Saúde no Trabalho e SENAI “José Alencar Gomes da Silva” receberam investimento de 8,7 milhões

O Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) inaugurou, no dia 07 de abril, as novas instalações da Unidade SESI de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e as obras de ampliação e reforma das instalações da unidade SENAI Centro de Formação Profissional “José Alencar Gomes da Silva”. No total, as unidades de Ubá receberam cerca de 8,7 milhões de investimento. A cerimônia contou com a presença do presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior; do presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Francisco Campolina; do prefeito municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho; do presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind), Aureo Calçado Barbosa; do presidente da FIEMG Regional Pontal do Triângulo, Adson Marinho; do diretor financeiro da FIEMG, Edson Salles, da superintendente executiva de Operações da FIEMG,  Ângela Flores; do superintendente regional do SESI MG, Lúcio Sampaio; e do diretor regional do SENAI MG, Cláudio Marcassa, além de autoridades políticas e lideranças empresariais da região.

A nova unidade SESI de Segurança e Saúde no Trabalho é a segunda na região da Zona da Mata e estará apta a atender cerca de 10 mil vidas por mês, contando com o apoio da unidade de Segurança e Saúde no Trabalho de Juiz de Fora. A unidade está com toda a infraestrutura necessária para dar suporte às indústrias de Ubá e região, contando com equipamentos modernos e mão de obra especializada em Medicina e Segurança no Trabalho. 

De acordo com a gerente do SESI SST Ubá, Januária Milane, o objetivo é atender a demanda das indústrias, em parceria com estas, atuando na prevenção, no mapeamento precoce e no diagnóstico dos agravos à saúde do Trabalhador. “A unidade vem para  agregar serviços novos e complementares às necessidades das indústrias locais, como nas áreas de Ergonomia, Promoção da Saúde, dentre outros”, destaca.

Na unidade SENAI “José Alencar Gomes da Silva”, as melhorias com a ampliação e reforma das instalações irão proporcionar mais qualidade ao ensino dos estudantes matriculados. A escola atendia 450 alunos e hoje tem capacidade para mais de 800 jovens, treinados para suprir as demandas do Polo Moveleiro de Ubá, que conta com cerca de 400 empresas e emprega 13 mil trabalhadores. Segundo o gerente regional SESI/SENAI, Marcelo Leal, melhorias foram feitas em salas de aula, oficinas, laboratórios, além da construção de uma moderna biblioteca. Antes da ampliação, a área total construída era de 2.420 m2, mas a unidade triplicou de tamanho com os investimentos, passando a ter uma área de 7.420 m2.

Além disso, a unidade contará também com o novo Laboratório “Engenheiro Aureo Calçado Barbosa” de Ensaio de Madeiras, Móveis e Tintas, que de acordo com o gerente do SENAI Ubá, Cláudio Bellose, será voltado para atender de forma efetiva todas as indústrias moveleiras de Ubá e região, com serviços de análises e certificações de móveis. Após o processo de ampliação e reforma, este laboratório passou a ser um dos melhores da área no Brasil.

Durante a solenidade, foram descerradas as placas de inauguração do SESI SST e do novo Laboratório do SENAI. Em seu pronunciamento, o presidente do Intersind, Aureo Barbosa, se mostrou emocionado com a homenagem e ressaltou a importância dos laboratórios na educação. “’É através da prática dentro dos laboratórios que os conceitos e tecnologias se desenvolvem de maneira prática, e é um orgulho para Ubá poder contar com este grande complexo de Cultura e Lazer e com este importante centro de excelência em Medicina, que hoje é inaugurado”, afirmou. Para o presidente Olavo Machado é preciso manter o otimismo mesmo diante das dificuldades que o país atravessa. “Cabe ao Sistema FIEMG criar as condições para que a participação das indústrias no mercado seja mais efetiva. E essas inaugurações de hoje provam, mais uma vez que temos nos dedicado àquilo que interessa à indústria: tecnologia, mercado e educação”, disse.

  

Graciele Vianna

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Zona da Mata

 

 

Galeria