Notícias

Alunas do SENAI Modatec participam do Brasil Fashion

Evento de encerramento da edição 2017 do projeto aconteceu no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro

Fotos: Agência Fotosite

As linhas náuticas e sinuosas da parte externa do Museu do Amanhã, com vista para a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, serviram de passarela para o desfile que encerrou a quarta edição do SENAI Brasil Fashion, programa de coaching que levou 24 estudantes de moda da instituição, selecionados em dez estados do País, a desenvolverem uma minicoleção sob a mentoria dos estilistas Alexandre HerchcovitchLenny NiemeyerLino Villaventura Ronaldo Fraga.

Divididos em 12 duplas (um estilista e um modelista), os alunos ganharam um desfile superprodução: além do cenário arrebatador, um exército de 12 tops foi destacado para integrar a apresentação. Com styling de Daniel Ueda, cada top capitaneou uma minicoleção, composta por três looks. O desfile teve direção geral de Mauricio Marques e direção artística de Carlos Pazetto, e contou com Carol Ribeiro como mestre de cerimônias.

A dupla mineira Hellen Formaggini e Simone Teixeira, estudantes do SENAI Modatec,  foram orientadas por Lino Villaventura, e apresentaram a coleção Selo. A peças se alternavam entre a malha off White e a alfaiataria de seda vermelha, com bastante fluidez e cortes elegantes. Detalhes na textura e o tradicional e artesanal “ponto ajour” foram os destaques coleção, que fala de encontro de tempos. "A coleção era verde esmeralda. Quando trouxe algumas amostras de tecido vermelho, Lino propôs a mudança. Foi difícil aceitar no início, mas agora estou apaixonada pela cor. Adoro vermelho. Fora isso, Lino mexeu apenas em detalhes, respeitou a proposta inicial com os shapes caidinhos, que adoro”, contou Hellen, estilista. A modelagem e costura ficou por conta de Simone, que adorou a experiência. “Aprendi muito com o Lino e com o Wilson Ranieri, que faz a consultoria de modelagem. O projeto abriu a nossa cabeça”, disse a modelista. “Nunca imaginei que um dia desfilaria no Museu do Amanhã e com uma coleção que ficou pronta com a ajuda de profissionais tão renomados”, completou Hellen, que é formada em design de moda e procurou o SENAI para aprimorar os conhecimentos no curso de técnico em vestuário, onde conheceu a colega Simone.

SENAI BRASIL FASHION

O SENAI Brasil Fashion é uma iniciativa do SENAI Cetiqt (Centro de Treinamento da Indústria Química e Têxtil), cujo coordenador é Marcelo Ramos e o diretor é Sergio Motta. Esta é a quarta edição do projeto, que já teve como base Inhotim, São Paulo e Brasília. O objetivo é fomentar a educação de moda por meio de um programa de coaching em que alunos do SENAI vindos de diferentes lugares do Brasil podem se beneficiar da experiência de estilistas renomados e demais profissionais da cadeia, de modo a obterem uma visão 360 graus da profissão.

A seleção é feita via edital e privilegia trabalhos autorais que conversem com o tema – na edição 2017, “Moda é Futuro, Futuro é Moda”, foi a escolha da vez.  Os dois meses de coaching, entre outubro e novembro, contaram com três encontros presenciais, sempre no Rio de Janeiro. No segundo deles aconteceu o Fashion Talks, série de seis rodas de conversa sobre o futuro da moda, criado especialmente para os alunos selecionados. Os talks podem ser assistidos aqui.

Assista também o desfile completo transmitido pelo o youtube. Clique aqui.

Galeria

Últimas notícias

  1. SENAI-MG adota medidas para elevar nº de matrículas

    Leia

  2. FIEMG investe em Centro de Treinamento para a Indústria 4.0

    Leia

  3. SENAI é destaque no Desafio Educacional de Inovação

    Leia

  4. SINDUSCARNE, em parceria com SENAI-MG, traz Unidade Móvel do SENAI-ES para Minas

    Leia

  5. Sistema FIEMG abre vaga gratuita para Programa Engenheiro Empreendedor

    Leia

  6. Seminário vai discutir a quarta Revolução Industrial

    Leia

  7. FIEMG promove workshop sobre a Indústria 4.0

    Leia

  8. Vale do Aço ganha Centro de Excelência em Engenharia

    Leia