Notícias

Alunas do SENAI Modatec participam do Brasil Fashion

Evento de encerramento da edição 2017 do projeto aconteceu no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro

Fotos: Agência Fotosite

As linhas náuticas e sinuosas da parte externa do Museu do Amanhã, com vista para a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, serviram de passarela para o desfile que encerrou a quarta edição do SENAI Brasil Fashion, programa de coaching que levou 24 estudantes de moda da instituição, selecionados em dez estados do País, a desenvolverem uma minicoleção sob a mentoria dos estilistas Alexandre HerchcovitchLenny NiemeyerLino Villaventura Ronaldo Fraga.

Divididos em 12 duplas (um estilista e um modelista), os alunos ganharam um desfile superprodução: além do cenário arrebatador, um exército de 12 tops foi destacado para integrar a apresentação. Com styling de Daniel Ueda, cada top capitaneou uma minicoleção, composta por três looks. O desfile teve direção geral de Mauricio Marques e direção artística de Carlos Pazetto, e contou com Carol Ribeiro como mestre de cerimônias.

A dupla mineira Hellen Formaggini e Simone Teixeira, estudantes do SENAI Modatec,  foram orientadas por Lino Villaventura, e apresentaram a coleção Selo. A peças se alternavam entre a malha off White e a alfaiataria de seda vermelha, com bastante fluidez e cortes elegantes. Detalhes na textura e o tradicional e artesanal “ponto ajour” foram os destaques coleção, que fala de encontro de tempos. "A coleção era verde esmeralda. Quando trouxe algumas amostras de tecido vermelho, Lino propôs a mudança. Foi difícil aceitar no início, mas agora estou apaixonada pela cor. Adoro vermelho. Fora isso, Lino mexeu apenas em detalhes, respeitou a proposta inicial com os shapes caidinhos, que adoro”, contou Hellen, estilista. A modelagem e costura ficou por conta de Simone, que adorou a experiência. “Aprendi muito com o Lino e com o Wilson Ranieri, que faz a consultoria de modelagem. O projeto abriu a nossa cabeça”, disse a modelista. “Nunca imaginei que um dia desfilaria no Museu do Amanhã e com uma coleção que ficou pronta com a ajuda de profissionais tão renomados”, completou Hellen, que é formada em design de moda e procurou o SENAI para aprimorar os conhecimentos no curso de técnico em vestuário, onde conheceu a colega Simone.

SENAI BRASIL FASHION

O SENAI Brasil Fashion é uma iniciativa do SENAI Cetiqt (Centro de Treinamento da Indústria Química e Têxtil), cujo coordenador é Marcelo Ramos e o diretor é Sergio Motta. Esta é a quarta edição do projeto, que já teve como base Inhotim, São Paulo e Brasília. O objetivo é fomentar a educação de moda por meio de um programa de coaching em que alunos do SENAI vindos de diferentes lugares do Brasil podem se beneficiar da experiência de estilistas renomados e demais profissionais da cadeia, de modo a obterem uma visão 360 graus da profissão.

A seleção é feita via edital e privilegia trabalhos autorais que conversem com o tema – na edição 2017, “Moda é Futuro, Futuro é Moda”, foi a escolha da vez.  Os dois meses de coaching, entre outubro e novembro, contaram com três encontros presenciais, sempre no Rio de Janeiro. No segundo deles aconteceu o Fashion Talks, série de seis rodas de conversa sobre o futuro da moda, criado especialmente para os alunos selecionados. Os talks podem ser assistidos aqui.

Assista também o desfile completo transmitido pelo o youtube. Clique aqui.

Galeria

Últimas notícias

  1. Alunos de processamento de carnes concluem curso

    Leia

  2. Empresa mineira é destaque em premiação do Programa Brasil Mais Produtivo

    Leia

  3. FIEMG e FAEMG trabalharão juntas na área de alimentos

    Leia

  4. Parceria beneficia mercado automotivo

    Leia

  5. Alunos do SENAI de São João del Rei ganham segundo lugar em competição nacional

    Leia

  6. Em defesa dos interesses da indústria

    Leia

  7. Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG inaugura dois institutos

    Leia

  8. Do SENAI MG para o mundo

    Leia