Notícias

Alunos do SENAI de São João del Rei ganham segundo lugar em competição nacional

Eles participaram do Desafio SENAI de Projetos Integradores com “Sistema Auto Ablocável de Serragem”

A equipe do SENAI São João del Rei CFP Sílvio Assunção Teixeira obteve o segundo lugar no Desafio SENAI de Projetos Integradores (DSPI) na categoria Curso Técnico. O grupo concorreu com o projeto “Sistema Auto Ablocável de Serragem”: um tijolo que usa serragem com uma de suas matérias primas. A proposta dessa competição é levar para as salas de aula os desafios que fazem parte do cotidiano das empresas. Os participantes propõem soluções, por meio de um projeto um canvas, um protótipo e um pitch.

O desafio foi concluído em 28 de novembro, com a premiação dos vencedores. Foram apresentados, pelas escolas de Minas, 49 projetos, dos quais seis foram selecionados para a avaliação nacional. A competição recebeu cerca de 1.500 projetos de alunos do SENAI de todo o país. O consultor de Desenvolvimento Industrial da FIEMG, Avelino de Resende, explicou que o DSPI é a segunda etapa da Saga SENAI de Inovação. “A primeira é o Grand Prix de Inovação, no qual são geradas as ideias; e a terceira é o Inova SENAI, em que o projeto é prototipado e colocado como modelo de negócio”, disse Resende.

Coordenado por Flávia Mestieri, com a colaboração técnica de Jeferson Santos e Avelino Resende, o DSPI 2017 contou com ações de capacitação de alunos e instrutores das unidades participantes nas ferramentas para inovação. Também teve a participação de uma banca avaliadora formada por profissionais das áreas, das unidades e indústrias, que selecionaram os seis melhores projetos para apresentação nacional. “São duas categorias (técnico e aprendizagem) e foram selecionados seis projetos dos 48 apresentados por unidades de todo o estado. Todos podem participar, basta entrar no portal e fazer o cadastro”, disse Resende.

A equipe do SENAI São João del Rei CFP Sílvio Assunção Teixeira foi formada por Lucas Franco de Carvalho (técnico em Automação Industrial), André Luiz de Menezes (técnico em Eletromecânica) e Pedro Henrique Ferreira da Silva (técnico em Eletromecânica). O prêmio foi troféu, certificado, curso presencial de até R$ 2 mil para o time e um curso EAD de Design Thinking para 15 colaboradores da unidade.

 

Classificação

 

Aprendizagem básica:

 

1º lugar: LeveObra – SENAI Alagoas

2º lugar: Reutilização da Água Condensada – SENAI Paraná

3º lugar: Fluxo Automatizado de Cartas – SENAI Rio de Janeiro

 

Técnico:

 

1º lugar: EcoBoti – SENAI Paraná

2º lugar: Sistema Auto Ablocável de Serragem – SENAI Minas Gerais

3º lugar: APOLLO V – SENAI Pernambuco

Para saber mais sobre a competição deste ano, clique aqui.

Galeria

Últimas notícias

  1. Alunos de processamento de carnes concluem curso

    Leia

  2. Empresa mineira é destaque em premiação do Programa Brasil Mais Produtivo

    Leia

  3. FIEMG e FAEMG trabalharão juntas na área de alimentos

    Leia

  4. Alunas do SENAI Modatec participam do Brasil Fashion

    Leia

  5. Parceria beneficia mercado automotivo

    Leia

  6. Em defesa dos interesses da indústria

    Leia

  7. Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG inaugura dois institutos

    Leia

  8. Do SENAI MG para o mundo

    Leia