Notícias

Alunos do SENAI de São João del Rei ganham segundo lugar em competição nacional

Eles participaram do Desafio SENAI de Projetos Integradores com “Sistema Auto Ablocável de Serragem”

A equipe do SENAI São João del Rei CFP Sílvio Assunção Teixeira obteve o segundo lugar no Desafio SENAI de Projetos Integradores (DSPI) na categoria Curso Técnico. O grupo concorreu com o projeto “Sistema Auto Ablocável de Serragem”: um tijolo que usa serragem com uma de suas matérias primas. A proposta dessa competição é levar para as salas de aula os desafios que fazem parte do cotidiano das empresas. Os participantes propõem soluções, por meio de um projeto um canvas, um protótipo e um pitch.

O desafio foi concluído em 28 de novembro, com a premiação dos vencedores. Foram apresentados, pelas escolas de Minas, 49 projetos, dos quais seis foram selecionados para a avaliação nacional. A competição recebeu cerca de 1.500 projetos de alunos do SENAI de todo o país. O consultor de Desenvolvimento Industrial da FIEMG, Avelino de Resende, explicou que o DSPI é a segunda etapa da Saga SENAI de Inovação. “A primeira é o Grand Prix de Inovação, no qual são geradas as ideias; e a terceira é o Inova SENAI, em que o projeto é prototipado e colocado como modelo de negócio”, disse Resende.

Coordenado por Flávia Mestieri, com a colaboração técnica de Jeferson Santos e Avelino Resende, o DSPI 2017 contou com ações de capacitação de alunos e instrutores das unidades participantes nas ferramentas para inovação. Também teve a participação de uma banca avaliadora formada por profissionais das áreas, das unidades e indústrias, que selecionaram os seis melhores projetos para apresentação nacional. “São duas categorias (técnico e aprendizagem) e foram selecionados seis projetos dos 48 apresentados por unidades de todo o estado. Todos podem participar, basta entrar no portal e fazer o cadastro”, disse Resende.

A equipe do SENAI São João del Rei CFP Sílvio Assunção Teixeira foi formada por Lucas Franco de Carvalho (técnico em Automação Industrial), André Luiz de Menezes (técnico em Eletromecânica) e Pedro Henrique Ferreira da Silva (técnico em Eletromecânica). O prêmio foi troféu, certificado, curso presencial de até R$ 2 mil para o time e um curso EAD de Design Thinking para 15 colaboradores da unidade.

 

Classificação

 

Aprendizagem básica:

 

1º lugar: LeveObra – SENAI Alagoas

2º lugar: Reutilização da Água Condensada – SENAI Paraná

3º lugar: Fluxo Automatizado de Cartas – SENAI Rio de Janeiro

 

Técnico:

 

1º lugar: EcoBoti – SENAI Paraná

2º lugar: Sistema Auto Ablocável de Serragem – SENAI Minas Gerais

3º lugar: APOLLO V – SENAI Pernambuco

Para saber mais sobre a competição deste ano, clique aqui.

Galeria

Últimas notícias

  1. SENAI-MG adota medidas para elevar nº de matrículas

    Leia

  2. FIEMG investe em Centro de Treinamento para a Indústria 4.0

    Leia

  3. SENAI é destaque no Desafio Educacional de Inovação

    Leia

  4. SINDUSCARNE, em parceria com SENAI-MG, traz Unidade Móvel do SENAI-ES para Minas

    Leia

  5. Sistema FIEMG abre vaga gratuita para Programa Engenheiro Empreendedor

    Leia

  6. Seminário vai discutir a quarta Revolução Industrial

    Leia

  7. FIEMG promove workshop sobre a Indústria 4.0

    Leia

  8. Vale do Aço ganha Centro de Excelência em Engenharia

    Leia