Notícias

Belo Horizonte recebe o Congresso Internacional Resag 2017

O CIT SENAI FIEMG é um dos realizadores do evento que acontece até o dia 15 de setembro

A terceira edição do Congresso Internacional da Rede de Saneamento e Abastecimento de Água (Resag 2017) acontece na UFMG, na Pampulha, em Belo Horizonte, até o dia 15 de setembro.

Os minicursos começaram no dia 11/09, entre eles, o ministrado pela pesquisadora do Instituto SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente, dra. Zenilde das Graças Guimarães Viola, sobre monitoramento e avaliação da qualidade da água em bacias hidrográficas.

Ela falou sobre conceitos e ferramentas de monitoramento de qualidade da água em atendimento à Política Nacional de Recursos Hídricos e demais normas legais sobre o tema.

O congresso congrega três workshops. No primeiro dia serão tratados temas referentes ao planejamento e execução de políticas públicas relacionados com diversos aspectos de Recursos Hídricos como gestão integrada, lei das Águas, bacias hidrográficas, planos de recursos hídricos, saneamento, fornecimento e uso da água e meio ambiente, enfrentamento da crise hídrica, propiciando um panorama rico à troca de conhecimento e de experiências, em nível global.

O segundo dia estará centrado em Tecnologia, quando serão debatidos programas e ações de governo nas áreas da saúde, meio ambiente, indústria e comércio, agricultura e outras, com a participação de vários ministérios, órgãos governamentais e empresariais, de forma articulada com a academia e institutos de tecnologia de diversas regiões do País, em conjunto com instituições internacionais de destaque mundial, em busca de soluções aos desafios evidenciados no dia anterior, além de outros.

Serão também apresentadas as estratégias de interação das Redes Sibratec, formadas por um grande número de laboratórios, com as MPMEs sob perspectivas da inovação, extensionismo e serviços tecnológicos. Em conjunto com o Sebrae, Finep, CNPq serão abordadas as linhas do programa internacional do Manufacturing ExtensionPartnership do NationalInstituteof Standards and Technology/EUA, que atua como suporte tecnológico às MPMEs.

Dada a importância do suporte laboratorial às tomadas de decisões relacionadas com o monitoramento e preservação de recursos hídricos, potabilidade da água, qualidade da água para uso em diferentes finalidades como agricultura, indústria farmacêutica, alimentícia e outros, no terceiro dia, o tema central estará direcionado à qualidade, compreendendo as diferentes funções da metrologia, acreditação, normalização, com ênfase em atividades e recursos que possam respaldar a obtenção de resultados de medição com a qualidade necessária.

A busca da metrologia como diferenciador tecnológico e comercial às empresas é, na verdade, uma questão de sobrevivência que não abre espaço para medições sem qualidade assegurada. Com esse enfoque, especialistas de renome nacional e internacional atualizarão e discutirão atividades relacionadas com metrologia, limites técnicos regulatórios, padrões, rastreabilidade e confiabilidade de resultados de medições laboratoriais exatas e confiáveis.

As contribuições de diferentes atores que fazem parte da condução das temáticas destacadas nesses três dias do evento, deverão resultar em orientações e recomendações relevantes a todos os envolvidos, na proposição de ações que resolvam totalmente ou minimizem situações existentes, apoiem o seu monitoramento para a preservação de recursos naturais, meio ambiente e qualidade de vida, para um posicionamento competitivo e sustentável ao País.

Os trabalhos científicos serão apresentados na forma oral e de pôster, sendo que os melhores trabalhos serão premiados. A publicação dos anais na forma de um livro impresso, ou de forma eletrônica, também está prevista. Com um viés educacional serão realizados nove minicursos, para capacitação de laboratórios e de gestores.

 

 

Últimas notícias

  1. Por uma indústria mais inovadora

    Leia

  2. Projeto vai ajudar empresas mineiras a adequar suas embalagens para exportação

    Leia

  3. Futuro da bacia do Rio Doce é tema de painel na Exposibram

    Leia

  4. Fórum RH: O Futuro do Trabalho

    Leia

  5. Empresários de Nova Serrana visitam CIT SENAI FIEMG

    Leia

  6. ISI em Metalurgia e Ligas Especiais é credenciado pela Embrapii

    Leia

  7. Alunos do SENAI participam de aula sobre mudança de sinal analógico de TV para digital

    Leia

  8. FIEMG e FIEB: Sinergia em inovação e tecnologia

    Leia