Notícias

Empreendedorismo para uma nova indústria

Programa Engenheiro Empreendedor capacita novos engenheiros para empreender em diversas áreas

A primeira turma do 1º semestre de 2017 do projeto Engenheiro Empreendedor, ação liderada pelo IEL e SENAI, em parceria com o Sebrae Minas, foi encerrada em evento realizado na sede do Sebrae, no dia 13/06, em Belo Horizonte. A iniciativa é realizada com o objetivo de desenvolver as habilidades empreendedoras dos estudantes e recém-formados dos cursos de Engenharia e graduações afins. Esta edição do programa teve início em abril de 2017 e formou, em duas turmas, 59 novos engenheiros empreendedores para o mercado. 

No total, o programa teve 99 horas de capacitação distribuídas em oito semanas onde os alunos participaram de capacitações, mentorias técnicas com especialistas do SENAI e de negócios com empreendedores voluntários, palestras de temas como sensemaking e capital empreendedor, além de trabalhos supervisionados utilizando a estrutura e a equipe do Laboratório Aberto do Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG.

Durante a solenidade, foram escolhidos os três melhores projetos desenvolvidos durante os dois meses de programa.

O grupo Wheatpak foi o vencedor com o projeto de transformar embalagens em um subproduto do setor de panificação através da concepção de uma embalagem térmica e comestível para pets e 100% degradável.

O 2º posto foi conquistado pelo grupo Monitora, criador de um sistema integrado de autogestão, que fará controles e alertas inteligentes de problemas detectados, através de sensores e pulseiras com telas com indicadores e vibrações de alerta para ações críticas para o setor de laticínios.

Já na 3ª posição está o projeto Seisodry, equipamento industrial de sanitização e limpeza à seco, eliminando a necessidade de paradas intermitentes nos ambientes de produção de laticínios e dificultando a proliferação de fungos e bactérias.

O superintendente de educação do Sistema FIEMG, Cláudio Marcassa, enfatizou a consolidação do programa que em seis edições, teve 1933 Inscritos, 316 vagas ofertadas e sete turmas realizadas em duas regiões do estado, Região Metropolitana de Belo Horizonte e Vale do Aço.

“Esse é um programa que deu certo e vem fazendo a diferença, pois a FIEMG acredita que a formação e educação é o que transforma as pessoas, nossa sociedade e nossa indústria,” pontuou Marcassa.

O aluno do programa, Vitor Perim, pontuou que a ação liderada pelo Sistema FIEMG dá a oportunidade aos novos profissionais de obterem conhecimento sobre o mundo do empreendedorismo e colocar tudo o que foi aprendido em prática. “Em pouco mais de dois meses saímos do zero e, hoje, apresentamos vários projetos incríveis com planejamento financeiro, protótipos etc. Isso só demonstra que com o conhecimento posto em prática, o aprendizado é exponencialmente maior,” disse.


Inscrições abertas


O Programa Engenheiro Empreendedor está com inscrições prorrogadas até o dia 08/07. O curso é gratuito e há vagas disponíveis em Itajubá e Santa Rita do Sapucaí. Estudantes a partir do 5º período e recém-graduados nos cursos de engenharia e áreas afins podem se inscrever pela internet no site da iniciativa.

A carga horária total é de 99 horas em oito semanas. O candidato tem a opção de escolher entre os turnos manhã ou tarde para estudar.

Serviço: Inscrições para o Programa Engenheiro Empreendedor

Período: até 08/07

Local: site do programa

Investimento: gratuito

Informações

Itajubá
(35) 3623-1788 ou através do e-mail: engenheiroempreendedoritajuba@fiemg.com.br 


Santa Rita do Sapucaí
(35) 3471-5671 ou através do e-mail: engenheiroempreendedorsantarita@fiemg.com.br 

Veja também:

Engenheiros com atitudes empreendedoras

Alunos do programa Engenheiro Empreendedor desenvolvem projetos em parceria com o Sinduscarne

Galeria

Últimas notícias

  1. FIEMG e SEBRAE promovem Hackathon Indústria Vale do Aço

    Leia

  2. ExpoCigra/FIEMG deve superar R$ 100 milhões em negócios

    Leia

  3. Tecnologia e educação na Superminas 2017

    Leia

  4. Alunos do SENAI-MG brilham na WorldSkills

    Leia

  5. SENAI Paulo de Tarso recebe profissionais de RH de construtoras

    Leia

  6. SENAI e Sinduscarne promovem cursos de receitas gourmet durante a Superminas

    Leia

  7. Belo Horizonte será a capital da inovação e tecnologia

    Leia

  8. Alunos do SENAI-MG competem na WorldSkills

    Leia