Notícias

Inovação para pequenas empresas

Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG promove debate sobre empreendedorismo tecnológico

O Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG – CIT, por meio de sua Gerência de Empreendedorismo Tecnológico, realizará no dia 18 de julho o workshop “Inovação para Pequenas Empresas”. O evento debaterá soluções e iniciativas de apoio e incentivo à inovação tecnológica.

Diagnósticos personalizados, serviços e produtos do Sistema FIEMG, disponibilidade de fomentos, visitas técnicas aos Institutos de Tecnologia e Inovação SENAI e ao Laboratório Aberto fazem parte desse encontro de inovação e empreendedorismo, voltado para pequenas empresas.

As inscrições são gratuitas. O evento comportará até 140 pessoas. Para participação é necessário cadastro prévio via Sympla:

Cadastre-se

 

Inovação para Pequenas Empresas

Data: 18/07

Local: Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG – CIT – Horto – Belo Horizonte

Horário: 08h30 às 17h

 

Programação

8h30 – Credenciamento.

9h – Boas Vindas - Prof. José Policarpo – Diretor Executivo do Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG

9h20 – O que é Inovação e como se faz Inovação – Palestrante: Prof. Raoni Bagno (UFMG)

10h – A Quarta Revolução Industrial já está em curso, estamos preparados para as consequências?  Palestrante: Celso Chapinotte - Diretor do GARTNER em Minas Gerais.

10h40 – GET: Soluções e fomentos para Inovação Tecnológica nos pequenos negócios. –  Palestrante: Mariana Yazbeck - Gerente de Empreendedorismo Tecnológico SENAI

11h00 – Coffee Break

11h20 – Mesa de Casos de Sucesso de empresas que implementaram a gestão da inovação. Moderação: José Luciano – Gerente de Tecnologia e Inovação SENAI

11h40 – Tour pelo Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG

12h20 – Visita ao Laboratório Aberto SENAI CIT: oportunidades para prototipagem e colaboração tecnológica

13h00 - Almoço – livre

14h30 –  Palestra “Tudo que você sempre quis saber sobre Propriedade Intelectual e nunca teve coragem de perguntar” – Miriam Pedroza Ferreira / Analista de Informação Tecnológica IEL

 

Sobre os palestrantes:

Raoni Bagno possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela PUC Minas (2002), mestrado em Engenharia de Produção pela UFMG (2007) e Doutorado em Engenharia de Produção pela USP (2014). Entre 2001 e 2009 atuou como engenheiro de desenvolvimento de produto e gestor do programa de inovação da FPT-Powertrain Technologies. Foi professor do departamento de Engenharia de Produção da PUC Minas entre 2010 e 2014, atuando também como coordenador do curso na unidade Betim entre 2013 e 2014. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É coordenador do NTQI-UFMG (Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação) e colaborador do LGI-USP (Laboratório de Gestão da Inovação). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto e desenvolvimento de novos produtos e gestão da inovação tecnológica.

Celso Chapinotte, Diretor do GARTNER em MG, iniciou sua carreira há 40 anos, na IBM, Celso foi CIO da Siderúrgica Mendes Jr, fundou e liderou sua própria empresa de Consultoria por mais de 10 anos, foi Country Manager da MAPICS e BMC Software e Diretor da América Latina no SAS Institute. Bacharel em Matemática, pós graduado em Engenharia Econômica e Marketing. Vem atuando junto aos principais líderes das organizações no Brasil no sentido de apoiá-los nas Estratégias de Negócios com apoio das Tecnologias.

 

 

Últimas notícias

  1. SENAI CETEL promove workshop sobre Indústria 4.0

    Leia

  2. SENAI abre inscrições para cursos técnicos de 2018

    Leia

  3. SENAI inaugura laboratório de ensaios em sistemas e materiais para construção civil

    Leia

  4. Laboratórios do Instituto SENAI de Tecnologia participam da FINIT

    Leia

  5. Interação entre Indústria e Institutos de Ciência e Tecnologia é tema de encontro na FINIT 2017

    Leia

  6. Terceirização e tributos são temas de reunião do SIPROCIMG

    Leia

  7. Seminário Invest in Minas debate as potencialidades do estado

    Leia

  8. FINIT é aberta em Belo Horizonte

    Leia