Notícias

Minas quer apoiar a modernização da formação profissional na Costa do Marfim

Equipe do SENAI visitou o país africano para fazer diagnóstico

A Costa do Marfim, no oeste do continente africano, enfrenta déficit de mão-de-obra qualificada, o que aumenta o desemprego no país e mantém quase 90% dos trabalhadores em atividades informais. Para mudar essa situação, o país busca parceria em países com expertise em educação profissional.

O Brasil, representado por Minas Gerais, disputa com países como Alemanha, Suíça e Coreia do Sul, a chance de comandar um projeto no setor, com recursos do Banco Mundial, que deverá contribuir para formar jovens profissionais nas áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico da Costa do Marfim.

Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MG) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) estiveram no país, entre 20 e 28/02, para discutir um modelo de proposta com o governo, empresas e instituições. “O Brasil tem um modelo de sucesso inovador. Não se trata somente de formação profissional, mas também de inserção profissional, em uma parceria com o setor privado”, diz o coordenador do Núcleo de Infraestrutura Educacional do SENAI, Araken Namorato. 

Segundo ele, a Costa do Marfim precisa de apoio jurídico na elaboração de uma lei de recolhimento de contribuição compulsória da indústria com acompanhamento do governo - similar ao Senai,  de uma proposta de modelo educacional e de readequação de quatro unidades pilotos e dez unidades móveis.

As demandas estão principalmente nas áreas de marcenaria, construção civil, refrigeração, manutenção de máquinas e equipamentos agrícolas, confecção, informática, soldagem, mecânica de manutenção e manutenção elétrica. “Fizemos uma intenção de proposta que agradou ao governo. Percebemos que o projeto foi muito bem aceito em função de ser um modelo testado e aprovado, dentro de circunstancias similares”, diz Namorato.

IMG-20180228-WA0092.jpg

Últimas notícias

  1. Industriais buscam mais tecnologia para otimizar ambiente de negócios no Brasil

    Leia

  2. SINDUSCARNE e SENAI promovem visitas técnicas em indústrias do setor

    Leia

  3. Delegação de empresários conhece projetos de inovação na Alemanha

    Leia

  4. WorldSkills: Competidor de MG representará o Brasil no mundial

    Leia

  5. Produção de rejeitos é um dos desafios da indústria extrativa

    Leia

  6. Escolas SESI E SENAI funcionarão em dias de jogos da Seleção Brasileira

    Leia

  7. Indústria está de olho nas inovações formuladas nas escolas do SENAI

    Leia

  8. FIEMG certifica participantes do Programa Engenheiro Empreendedor

    Leia