Sobre

Em 1998, a cidade de Tiradentes assistiu à inauguração do Centro Cultural Yves Alves. Sua fundação foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela união de forças entre SAT - Sociedade de Amigos de Tiradentes, Fundação Roberto Marinho, da Prefeitura Municipal de Tiradentes – proprietária do prédio - e da Rede Globo Minas.

Cercado das mais características construções do período colonial e de verdadeiras obras de arte do barroco brasileiro, o espaço se tornou um difusor do conhecimento e produção cultural na região. Administrado pelo Sistema FIEMG/ SESI - Serviço Social da Indústria e Instituto Estrada Real desde 2009, o Centro Cultural possui uma programação que traz à população sessões de cinema gratuitas, eventos, exposições, espetáculos musicais, teatrais e de dança; além de ser parceiro de todos os festivais de cunho cultural que acontecem em Tiradentes.

 

Yves Alves, mineiro de alma e coração

Mesmo nascido em Macaé, Rio de Janeiro, Yves Gomes Ferreira Alves nutria tanta admiração por Minas Gerais que se apresentava como mineiro.

Sua carreira profissional começou nos caminhos da publicidade. Em 1953, trabalhava na International Advertising Services. Anos mais tarde, entrou para a Rede Globo como Superintendente de Comercialização e Marketing. Em 1982, passou a Diretor Regional da emissora em Minas Gerais, para onde se mudou.

Amante da história de Minas, ele se tornou um especialista nas manifestações artísticas do barroco. A cidade de Tiradentes encontrou em Yves um defensor de seu patrimônio.

Hoje, o Centro Cultural é uma justa homenagem prestada à sua memória.

 

Faça uma visita e conheça o SESI Tiradentes - Centro Cultural Yves Alves.

 

SESI Tiradentes - Centro Cultural Yves Alves Rua Direita, 168 - Centro, Tiradentes - MG

Telefone(s): (32) 3355-1503 / 3355-1364 / 3355-1604