Eventos

Exposição "Cadeiras Contam Histórias"

No SESI Museu de Artes e Ofícios, da marcenaria portuguesa à produção industrial brasileira

Exposição

CADEIRAS CONTAM HISTÓRIAS – Da marcenaria portuguesa à produção industrial brasileira 

SESI Museu de Arte e Ofícios 

Período: 01/06 a 31/07

Curador | João Caixeta

Ficha Técnica

Acervo: MuC – Museu da Cadeira Brasileira | Acervos Institucionais e de Particulares

Consultoria: Fabiano Lopes de Paula | José Alberto Nemer

Assistente de curadoria: João Uchôa

Produção: Adriana Dornas | Cynthia Bernis

Expografia: João Uchôa | Isabela Braz

Design: Exoptico

 

Sala 01 | Da Marcenaria Portuguesa ...

Com a  descoberta do Brasil,  veio também o mobiliário necessário para esta nova colônia. Trouxeram junto, a arte  e a expertise dos portugueses na Marcenaria. Não somente o mobiliário português  mas também de outros países europeus e  suas possessões orientais, que aqui, por sua vez foram influenciados, e incorporados elementos da manufatura indígena , e posteriormente dos africanos. Adornos expressos em exuberantes entalhes são sinônimo de suntuosidade e status em sua material.  Não obstante, se somaram em seguida a uma produção feita em terras brasileiras. Começa assim uma condição do móvel nacional, conter em sua gênese o DNA antropofágico, influenciado por estilos diversos em convivência ampla. Nesta sala a presença desta diversidade de peças, contam um pouco do inicio de uma longa e rica história.

 

Sala 02 | O Móvel de Fábrica

Os períodos demarcados pelas duas guerras mundiais, estabeleceu mudanças na relação interna de oferta e consumo de produtos importados, uma vez que impôs a suspensão das importações de produtos diversos. Em contrapartida favoreceu o desenvolvimento e fundação de diversas empresas e indústrias nacionais, inclusive aquelas relacionadas com à produção de móveis. Esta sala estabelece uma compreensão da indústria do móvel no Brasil que se modernizara. Nesta sala a coleção de móveis facilmente reconhecíveis nas peças da CIMO bem como de outras fábricas do mesmo período. Responsáveis pelos móveis dos cinemas, escolas, repartições públicas e de nossas casas em meados do Século XX fazem parte do imaginário de todos nós.

 

Proposta Sala 03 | Do Desenho Modernista ao Contemporâneo

A partir do início do sec. XX, nos anos 20/30 iniciamos um desenho próprio de móveis sob a égide modernista influenciados principalmente por um movimento propagado pelas ideias de Le Corbusier culminando com a construção de Brasília. O Brasil se torna grande expoente criativo no design proporcionado pelo conhecimento de vários de seus criadores que aportaram no país como imigrantes trazendo a influência das novas ideias.  Somando-se a isto, materiais como as madeiras nobres brasileiras em farta oferta, entre elas o jacarandá, proporcionam para estes objetos nos dias de hoje o status de verdadeiras esculturas. Esta sala reverencia os principais nomes do design de cadeiras no Brasil. O acervo para esta sala apresenta peças impares de Designers Modernistas indo de encontro aos Contemporâneos, apresentando a força, qualidade e competência do Design Industrial Brasileiro de Móveis.

 

Proposta Sala 04 | Lembrança Escolar

No banco da escola descobrimos um mundo novo, cercado de novas descobertas e encantamentos. Os primeiros colegas, o primeiro banco de escola, da primeira professora não se esquece o nome! Lembranças que todos nós guardamos para sempre. Nesta sala a proposta é a interatividade: mesa composta para se assentar e tirar uma foto em um cenário que remonta as velhas fotos escolares reveladoras de um passado feliz.

Veja o mapa