Eventos

Orquestra de Câmara SESIMINAS convida Roberto Tibiriçá

Concerto faz parte do projeto "Sempre às Quartas"

COMPRE AQUI SEU INGRESSO

A Orquestra de Câmara SESIMINAS traz ao “Sempre às Quartas” o renomado Maestro Roberto Tibiriçá que executará um repertório eclético e rico em novidades. E ainda, o primeiro trombonista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Mark John Mulley.

O programa tem início com a execução da Abertura para Orquestra de Arco do compositor português Carlos Seixas. Contemporâneo de Bach, ele imprime agradável e leve ambiente barroco nos três movimentos pertinentes à obra.

Mantendo a tradição de inclusão de uma peça brasileira em todos os programas da série, o público ouvirá, na sequência, a Suíte Antiga op. 11 do cearense Alberto Nepomuceno. Aluno do compositor romântico norueguês Edward Grieg, o compositor deixa nítida a influência da “Suíte Holberg” op. 40 escrita em 1884, exatos 9 anos antes da peça brasileira. Nos seus 4 movimentos, o autor nacional coloca o Prelúdio, a Aria e encerra com o Rigaudon, da mesma forma como o fez o seu mestre nórdico.

Encerrando a primeira parte a orquestra executa o Concertino d’hiver para trombone e cordas do francês Darius Milhaud. Embora tenha o autor vivido dois anos no Rio de Janeiro (1917-1919), a peça composta em 1953 não possui influências de nossa terra como outras (inclusive uma delas intitulada “Saudades do Brasil”). O solo ficará a cargo do primeiro trombonista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Mark John Mulley

O concerto tem em sua parte final a execução da bela Serenata para orquestra de cordas em Mi bemol maior op. 6 do compositor tcheco Josef Suk (1874-1935). Discípulo do grande Antonin Dvorak, o jovem desposou uma de suas filhas. Mas foi aos poucos se afastando da influência do sogro, o que podemos notar com nitidez observando nesta peça o emprego de uma linguagem muito mais moderna, rompendo com o tradicional romantismo em que foi criado. A obra está dividida em quatro belos movimentos que exigem dos executantes grande apuração técnica e rigor no tocante à sonoridade e afinação.