Eventos

Orquestra de Câmara SESIMINAS Sempre às Quartas

Obras do classicismo com o maestro Marco Antonio Maia Drumond e o solista Maurício Veloso

Próxima Quarta (26/04) com o solista Maurício Veloso ao piano

Com um programa integralmente dedicado ao classicismo, a Orquestra de Câmara SESIMINAS dá sequência à série Sempre às Quartas. Inaugurada na última quarta-feira do mês de março com um repertório que homenageou Beethoven, com a execução de três de suas mais expressivas e grandiosas composições, a série prossegue desta feita contemplando dois de seus mais ilustres antecessores: Mozart e Haydn. O esplendor do rococó vivido pelos austríacos na segunda metade do sec. XVIII será aqui revisitado.

O programa é aberto com o Adágio e Fuga em Dó Menor de Mozart. A fuga teria sido escrita em sua forma original para dois pianos 1783. Cinco anos mais tarde ela ganharia, pelas mãos do próprio autor, nova instrumentação com o acréscimo do belíssimo adágio que a antecede.

Encerrando a primeira parte, teremos a Sinfonia nº 55 em Mi bemol maior de Joseph Haydn. Embora não conste nos manuscritos do autor, a obra recebeu, no início do sec. XIX o sugestivo nome de Sinfonia do Mestre-escola. Alguns musicólogos sugerem que o ritmo pontilhado predominante do segundo movimento lembra os gestos de um velho professor batendo com o indicador nas antigas lousas.

Na segunda parte, voltamos a Mozart com a execução do seu Concerto nº 17 para piano e orquestra em Sol Maior (Kv. 453). A peça foi escrita em 1784, mas não se sabe ao certo quem a estreou. Alguns musicólogos atribuem a sua primeira execução a Barbara Ployer, aluna do compositor, dois meses após a conclusão do seu trabalho. Aqui ela ganhará a interpretação do consagrado pianista Maurício Veloso. Graduado pela UFMG, o solista realizou seus estudos de aperfeiçoamento na renomada Escola de Música da Universidade de Indiana nos Estados Unidos. De volta a Minas, já com o seu doutorado concluído, integra o corpo docente na mesma instituição em que se formou.

O concerto terá lugar na Sala Minas Gerais, na quarta-feira, dia 26 de abril, às 20 horas com ingressos a preços populares. A regência ficará sob a responsabilidade do Titular da Orquestra, maestro Marco Antônio Maia Drumond.

COMPRE AQUI:

Teatro SESIMINAS | Ingresso Rápido

Veja o mapa