Notícias

Estão abertas as indicações para a categoria Cidadania

Participe da premiação, iniciativa FIEMG, Fundação Dom Cabral, Jornal O Tempo e TV Globo Minas

A nona edição do Prêmio Bom Exemplo, iniciativa da Globo Minas, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Fundação Dom Cabral e Jornal O Tempo foi lançada no dia 1º/02, na sede da FIEMG. O prêmio é um reconhecimento a iniciativas e pessoas que contribuem para a construção de uma sociedade mais solidária e cidadã.

Os gêmeos Jeiel Junio Silva Santos e Junio Gabriel Silva Santos, ex-alunos do SENAI, de 18 anos, vencedores da última edição prestigiaram o evento. Eles desenvolveram um aplicativo para celular – o Sustentabilizando – que tem ajudado milhares de pessoas a economizar os gastos com água e energia elétrica. Ao tomar um banho, o aplicativo calcula os gastos de acordo com os valores cobrados pelas companhias fornecedoras que o usuário definir. Assim, ele consegue saber quanto virá na conta mensal e o quanto pode economizar. “O aplicativo e o prêmio Bom exemplo foram divisores de águas pra gente trazendo novas oportunidades profissionais. Começou como um projeto escolar sem grandes pretensões e hoje tem mais de 42 mil downloads”, diz Jeiel. 

Para o presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior, é grande a expectativa para essa edição. “Aqui na FIEMG, começamos o ano perguntando quanto será o prêmio, que é esperado e consolidado. A participação popular é muito importante e a busca de exemplos na sociedade. Precisamos mostrá-los principalmente para nossas crianças e jovens, que para nossa alegria, muitas vezes também estão concorrendo”, ressalta. 

O prêmio tem despertado na população a percepção do valor dessas atitudes para uma convivência mais respeitosa entre todos. “As ações grandiosas são importantes, mas o que muda a sociedade são pequenas ações nas comunidades.  E quando jogamos luz em pessoas comuns, fazendo o bem comum , a gente percebe como há gente boa. Tem muita coisa boa acontecendo gerando uma onda de melhora”, diz o diretor regional da Globo Minas, Marcelo Ligere. 

A categoria Cidadania destaca cidadãos que desenvolvem ações para a melhoria da qualidade de vida em suas comunidades. O Prêmio Bom Exemplo contempla também pessoas ou instituições que se destacaram nas áreas de Ciência, Cultura, Economia e Desenvolvimento de Minas, Educação, Esportes, Inovação, Meio Ambiente. Um prêmio especial é concedido à Personalidade do Ano. “A FDC acredita em um mundo eficiente, no conhecimento e na tecnologia como indutores de desenvolvimento. Um mundo eficiente não tolera a desigualdade social. Um mundo não pode funcionar sem o outro”, destacou o presidente executivo da Fundação Dom Cabral, Antonio Batista.  

A diretora do jornal O Tempo, Marina Medioli, ressaltou a importância da parceria para o prêmio acontecer. “Para o jornal é uma alegria fazer parte e conhecer pessoas protagonistas das suas vidas e na comunidade. São exemplos que precisam ser divulgados”, diz. 

De 1º a 28/02, o público poderá fazer indicações pelo site globominas.com/premiobomexemplo para a categoria Cidadania. Os parceiros de indicação do Prêmio Bom Exemplo: editorias de esporte do jornal O Tempo e do programa Globo Esporte, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais; Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte; Fundação Nacional de Arte; PUC Minas; Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico; Secretaria de Estado de Educação; Secretaria de Estado de Esportes; Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Superintendência do Ibama-MG e Universidade Federal de Minas Gerais, fazem as indicações para as demais categorias.

O corpo de jurados do prêmio, formado por personalidades reconhecidas em suas áreas de atuação e instituições representativas da sociedade escolhem no dia 5/03 os premiados. Os cinco finalistas da categoria Cidadania vão à votação popular pelo site http://redeglobo.globo.com/globominas/premio-bom-exemplo/.  O prazo de votação para escolha do vencedor vai de 6/04 a 4/05. 

A revelação do vencedor da categoria Cidadania e a premiação para todas as demais categorias do Prêmio Bom Exemplo 2018 será no dia 8/05.

 

Galeria

Últimas notícias

  1. Aulas suspensas nas escolas SESI e SENAI de Minas

    Leia

  2. Industrial do Ano, Otávio Viegas se destaca por inovações no diagnóstico por imagem

    Leia

  3. Medalha do Mérito Industrial: reconhecimento por benefícios gerados às comunidades e à economia

    Leia

  4. Flávio Roscoe toma posse e lança novos desafios para a indústria de Minas

    Leia

  5. Presidente da CNI, Robson Andrade, recebe Colar do Mérito Industrial

    Leia

  6. No Dia da Indústria, Temer anuncia queda de impostos sobre combustíveis e cobra corte no ICMS

    Leia

  7. Governador critica política de preços da Petrobras

    Leia

  8. Dia da Indústria 2018 presta homenagens e marca início de nova gestão na FIEMG

    Leia