Notícias

Sustentabilidade na Cadeia Produtiva inicia nova etapa junto a fornecedores FCA

Projeto busca a melhoria da gestão sustentável de MPEs com vistas à competitividade

Micro e pequenas empresas, fornecedoras da Fiat Chrysler Automóveis - FCA, que aderiram ao projeto Sustentabilidade na Cadeia Produtiva, se reuniram na planta de Betim, no último dia 23, para conhecer as ações que permitirão o aprimoramento da gestão das empresas e a consequente elevação do seu potencial competitivo.

_MG_8283.jpg

Fruto da parceria da FCA com o Sistema FIEMG, o projeto entra em fase de implementação e disponibilizará às MPEs, capacitações e consultorias com foco nos três pilares da sustentabilidade, econômico, social e ambiental. De janeiro a agosto de 2018, as empresas terão a oportunidade de implementar novas práticas, relacionadas ao processo produtivo ecoeficiente; valorização e incentivo à inovação; benchmarking e busca pela qualidade; condições e recursos para a saúde ocupacional; comprometimento e proatividade com causas comunitárias; responsabilidade fiscal; entre outros temas. 

Juliana Bahia, coordenadora do projeto, ressalta que “a parceria entre grandes e pequenas empresas, na implementação da gestão sustentável, amplia a eficiência e a produtividade do setor e melhora os resultados de todos os negócios”.

_MG_8298.jpg
Na oportunidade, as empresas puderam conhecer, ainda, as iniciativas FCA voltadas ao desenvolvimento sustentável com apresentações e vivências do Circuito FIAT de Sustentabilidade. A iniciativa permitiu o benchmarking junto à âncora e o contato com ações exemplares de reuso de água e tratamento de resíduos, além da Cooperárvore, programa de relacionamento com comunidades do entorno. A coordenadora de Relacionamento com a comunidade e sustentabilidade da FCA, Luciana Costa, explicou como o conceito de sustentabilidade mudou do ano que a empresa chegou ao Brasil aos tempos atuais. “A responsabilidade social corporativa evoluiu de atos de filantropia e caridade, ou assistencialismo, para ações que têm impacto positivo na comunidade. Como o treinamento que demos para os novos funcionários que recrutamos para a fábrica de Goiana, em Pernambuco. Muitos viviam da pesca ou de catar caranguejo”, contou.

_MG_8182.jpg

Últimas notícias

  1. Aulas suspensas nas escolas SESI e SENAI de Minas

    Leia

  2. Industrial do Ano, Otávio Viegas se destaca por inovações no diagnóstico por imagem

    Leia

  3. Medalha do Mérito Industrial: reconhecimento por benefícios gerados às comunidades e à economia

    Leia

  4. Flávio Roscoe toma posse e lança novos desafios para a indústria de Minas

    Leia

  5. Presidente da CNI, Robson Andrade, recebe Colar do Mérito Industrial

    Leia

  6. No Dia da Indústria, Temer anuncia queda de impostos sobre combustíveis e cobra corte no ICMS

    Leia

  7. Governador critica política de preços da Petrobras

    Leia

  8. Dia da Indústria 2018 presta homenagens e marca início de nova gestão na FIEMG

    Leia