Produtos

SESI em Cena

Informações relacionadas ao cotidiano por meio da linguagem teatral

O SESI em Cena é um dos projetos da Gerência de Cultura e da Gerência de Saúde Empresarial do SESI que através da linguagem do teatro busca levar aos trabalhadores das indústrias informações importantes relacionadas ao seu dia a dia, tanto no trabalho, quanto em sua vida pessoal.

As peças são construídas juntando técnicas de dramaturgia, marcos teóricos da psicologia social, educação e medicina preventiva, para funcionarem como ações educativas em formato de apresentações teatrais, com cerca de 30 minutos de duração. As peças têm caráter lúdico, porém sempre focados no aspecto educativo e de sensibilização dos espectadores, não se tratando apenas de um instrumento de entretenimento.

Recomendadas para atingir grupos maiores, em torno de 150 pessoas, são excelente recurso para incrementar os Módulos de Intervenções Educativas.

Conforme condições do ambiente (visibilidade e acústica), o número de participantes pode ser maior.

Após a ação cada trabalhador também recebe material educativo impresso sobre o tema tratado, que amplia, prolonga e reforça o efeito da experiência.

Relatório do SESI em Cena/2015

Conheça: 

Tema: AlimentaçãoEXAGERILDA.jpg

“Sai de cena, Exagerilda”

Conflito, investigação e gulodices são os ingredientes desta cena, onde o que está em jogo é a alimentação de uma família, foco central da história. Contada de maneira instigante e dinâmica, discute como a conciliação entre prazer de comer e alimentação saudável é possível para melhorar a vida de qualquer pessoa.

Produto esperado:
pessoas com maior habilidade em conciliar nutrição e vida prazerosa.
Conceitos-chave abordados: alimentação saudável / (des) nutrição / alimentos / cultura / prazer / escolhas
Competência a ser desenvolvida: alimentação mais saudável e prazerosa.

Tema: Álcool e outras drogas

drogas.jpg

“Pode usar ou não pode? Eis a questão”

Com foco no álcool, a cena apresenta Totô e Titinha, marido e mulher, que estão às voltas com a difícil questão: Totô pode ou não pode beber? Totô nem quer saber, diz que é claro que pode; Titinha está horrorizada e exige que não beba nada. Sem banalizações e sem reforçar preconceitos ou estereótipos sobre drogas, os participantes são envolvidos e auxiliados num caminho para encontrar respostas mais sensatas para todo mundo.

Produto esperado: pessoas com atitudes mais harmônicas e mutuamente responsáveis em relação ao uso ou não de álcool e outras drogas.
Conceitos-chave abordados: psicoativos / relação entre droga, sujeito e contexto / dependência / ingenuidade X inocência 
Competência a ser desenvolvida: maior auto e mútuos cuidados e respeito.

Tema: HIV e AIDS

HIV.jpg

“Vírus não pensa, pessoas sim”

Lilito e Lucinha são pessoas comuns, aprendendo a viver num mundo onde a infecção pelo HIV é epidemia. Aprender a viver nesse mundo implica pensar em como é ser homem, como é ser mulher, e no que isso tem a ver com risco de infecção. O final da peça é escolhido pelo público, em votação, e todos podem se colocar: afinal, o que isso tem a ver com cada um de nós?

Produto esperado: pessoas com mais habilidade para gerenciarem sua vulnerabilidade, viverem e conviverem com HIV / AIDS.
Conceitos-chave abordados: vírus, infecção, contágio / vulnerabilidade, prevenção, estereótipos e controle social.
Competência a ser desenvolvida: auto e mútuo cuidado - prevenção, tratamento e convivência com HIV e AIDS.

Tema: SST – A importância do uso do EPI

sst.jpg

“Funcionário consciente previne acidente”
A cena traz Juca e Toninho, funcionários de uma fábrica, em um dia cotidiano de trabalho. Através de um bate papo informal os dois acabam por defrontar-se com um tema muito importante de seus cotidianos, a segurança no trabalho. A cena apresenta ainda Cezar, técnico de segurança no trabalho, que acaba se envolvendo na história e contribuindo para seu desenlace.

Produto esperado: Colaboradores conscientes em relação ao uso dos EPI´S para seu benefício pessoal e a importância de sua proteção.
Conceitos-Chave: Conscientização, responsabilidades individuais e coletivas, reflexão como resultado, mudanças de atitudes.
Competência a ser Desenvolvida: Apontar a importância do uso dos EPI´S.

Tema: Atividade Física

“Saúde show”
A cena traz Evandro, interessado em ganhar um prêmio de show da TV. Com a ajuda de Ocupadíssima, ele percebe como o tema ―atividade física fica mais fácil quando o aprendizado tem a ver com a prática. Aí ele ―tira de letra, e o prêmio acaba sendo diferente.

Produto esperado: pessoas com maior competência em gerir suas vidas em movimento.
Conceitos-Chave integralidade, estilo de vida, movimento, atividade física, sedentarismo, autonomia
Competência a ser Desenvolvida:Ressignificação dos movimentos no cotidiano.