Eventos

SESI MG promove várias atrações na Feira Internacional de Artesanato

Na programação, peças teatrais, exposição e produtos da indústria mineira

O SESI MG apoia a realização da 28ª Feira Nacional de Artesanato (FNA), promovida pelo Centro CAPE. O evento vai ser realizado de 5 a 10 de dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte, e vai contar com várias atrações propiciadas pelo SESI MG. O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, admirador e frequentador da Feira, destaca a importância da cadeia do artesanato e lembra que a atividade industrial tem origem no trabalho dos artesãos. “Muitos desses profissionais deram início a indústrias e se tornaram grandes empresários”, afirmou.

O Museu de Artes e Ofícios (MAO) vai realizar uma exposição no evento com peças de seu acervo que guardam relação com o tema da FNA, ou seja, o artesanato. O MAO também levará ao Expominas o SESI em Cena. Trata-se de um dos projetos da Gerência de Cultura e da Gerência de Saúde Empresarial do SESI. Através da linguagem teatral, os trabalhadores da indústria recebem informações importantes sobre o seu dia a dia, tanto do trabalho quanto da vida pessoal. Os espetáculos têm cerca de meia hora de duração. Nesta FNA será apresentado "Eco Ligado – Conectado com a Sustentabilidade", peça que fala sobre o consumo sustentável.

Feira-de-artesanato-aulas-de-artesanato-da-escola-m-vel-Sesi-3.jpg

A FNA também reservou um local especial para que 38 empresas de 10 sindicatos da FIEMG apresentem seus produtos. Chama-se “A indústria começa aqui”. São eles: Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Minas Gerais; Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis; Sindicato das Indústrias de Joalherias, Ourivesarias, Lapidações no Estado de Minas Gerais; Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais; Sindicato das Indústrias de Artefatos de Madeira no Estado de Minas Gerais; Sindicato da Indústria de Calçados no Estado de Minas Gerais / Sindicato Intermunicipal da Indústria de Bolsas e Cintos de Minas Gerais; Sindicato das Indústrias de Brinquedos, Instrumentos Musicais no Estado de Minas Gerais; Sindicato Intermunicipal da Indústria de Sorvetes e Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais.

Um caminhão da Escola Móvel também estará estacionado no Expominas. Dentro dele serão oferecidas oficinas gratuitas de vários tipos de artesanato, confeccionados a partir de reaproveitamento/reciclagem de objetos, tecidos e linhas. Entre elas: patch apliquê no pano de prato (reaproveitamento de retalhos através da técnica de patchwork para aplicação em panos de prato, camisetas), bonequinha sachê (reaproveitamento de retalhos através da técnica de fuxico para aromatizar gavetas e armários, árvores de Natal - com essência); customização de vela (vela decorada com canela de pau e sisal), relógio de vinil (reaproveitamento de discos antigos e tecidos de algodão para confecção de relógio de parede).

Veja o mapa