Notícias

Exposição Made in Minas inaugura Galeria Sebrae Minas

Mostra reúne réplicas de joias e bijuterias exclusivas criadas pelas empresas participantes do projeto Identidade Minas

Lançada no Minas Trend, agora a exposição Made in Minas ganha um novo espaço, inaugurando a Galeria Sebrae Minas no dia 18/04.  

A mostra é o resultado da primeira fase do projeto Identidade Minas, em que 20 empresas do setor de joias e bijuterias apresentaram suas coleções após participarem de um processo de busca de sua identidade e DNA, através das características marcantes do estado mineiro.  

Segundo Marden Magalhães, diretor de operações do Sebrae Minas, a galeria é um espaço de integração e de aproximação “É um ambiente vivo, dinâmico, onde apresentamos histórias, cases de sucesso, mostramos o nosso trabalho”. Sobre a mostra, Marden acredita que a beleza e o design mineiro valorizam nosso estado, e que este é um resultado de um trabalho em conjunto, “que envolve toda uma cadeia produtiva”, conclui.   

Manoel Bernardes, presidente do Sindijoias Ajomig, também acredita na força do design. “Ele é o centro da empresa. É o diferencial das marcas, o que as tornam mais competitivas”, afirma. Sobre o projeto, Bernardes conta que foi um processo também de resgate de uma autoestima: “Ao resgatarem sua própria identidade, as empresas resgatam sua vivência, história e, consequentemente, sua autoestima”. Ele afirma ainda que a ideia é disseminar o modelo do projeto para outros setores, como vestuário e calçados.    

Identidade Minas   

O projeto Identidade Minas tem como objetivo orientar e dar as ferramentas às empresas participantes para cumprir o desafio de produzir uma moda genuinamente mineira. Os trabalhos começaram em 2015 e acontece até 2017, num mergulho profundo sobre originalidade, inspiração, mineiridade, descoberta da identidade da marca, fixação de metodologias e branding.   Os próximos passos estão centrados em ações para o melhor posicionamento no mercado e abertura de novos canais de venda, além do desenvolvimento de um trabalho de branding, para fortalecer atributos e diferenciais das marcas e possibilitar sua melhor integração com o mercado.   

Resultados   

Essamulher é uma empresa nova, tem três anos de vida. Mas já encontrou seu caminho e sabe por onde seguir. “Agora temos meta, números de peças estruturadas e até famílias dentro das coleções”, afirma Valéria Franco, proprietária da empresa junto com sua sócia, Heloísa Araújo. A consultoria com Walter Rodrigues e Marcia Croce foi fundamental neste processo. “Nos foi apresentada toda uma metodologia de processo criativo, que envolve disciplina e organização. Foi bastante enriquecedor”, conclui.   


Mesmo pra quem já está algum tempo no mercado, o projeto trouxe novidades e um diferencial. É o caso de Lázara Ferreira, da Lázara Design, que antes de se tornar empresária do setor de joias e bijuterias, se formou em economia e foi bancária por 18 anos. “Este projeto veio para fortalecer a empresa e a marca”, conta Lázara. “Dia a dia vamos assimilando o que aprendemos e colocando em prática. A Márcia (Márcia Croce, consultora do projeto junto com Walter Rodrigues) é emotiva e racional ao mesmo tempo e ter sua visão sobre o processo criativo foi muito importante. Tanto é que esta é a primeira coleção que lanço que tem um nome!”, conta, sobre a sua coleção intitulada Dona Beja.  


Exposição Made in Minas

18 de abril a 15 de maio de 2016 
Galeria Sebrae Minas - Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada – BH/MG 
Segunda a sexta-feira, de 9h às 18h 
Entrada gratuita 
Informações: Assessoria de Imprensa Sebrae Minas (31) 3379-9271/9278    


Veja também

Identidade Minas – Fabricantes lançam 1ª coleção de bijus e joias durante o 18º Minas Trend

Made in Minas

Galeria

Últimas notícias

  1. No Dia da Indústria, Temer anuncia queda de impostos sobre combustíveis e cobra corte no ICMS

    Leia

  2. Presidente da CNI, Robson Andrade, recebe Colar do Mérito Industrial

    Leia

  3. Governador critica política de preços da Petrobras

    Leia

  4. Flávio Roscoe toma posse e lança novos desafios para a indústria de Minas

    Leia

  5. Industrial do Ano, Otávio Viegas se destaca por inovações no diagnóstico por imagem

    Leia

  6. Medalha do Mérito Industrial: reconhecimento por benefícios gerados às comunidades e à economia

    Leia

  7. FIEMG participa da 58ª Exposição Estadual Agropecuária

    Leia

  8. Dia da Indústria 2018 presta homenagens e marca início de nova gestão na FIEMG

    Leia