Notícias

SIMPLAST mobiliza setor contra reajuste exorbitante nos preços de matéria-prima

Sindicato representa 824 empresas que empregam 18.933 trabalhadores em Minas Gerais

Indústrias de material plástico de Minas Gerais estão se mobilizando contra o aumento exorbitante de custos gerados pelos reajustes nos preços dos polímeros, matéria-prima fundamental do setor. De acordo com a presidente do Sindicato da Indústria do Material Plástico do Estado de Minas Gerais (SIMPLAST), Sabrina Rodrigues de Carvalho, que representa 824 empresas com 18.933 trabalhadores, as empresas são penalizadas pelo monopólio de uma petroquímica Braskem. O SIMPLAST está liderando o movimento de denúncia contra o abuso de preços.

O setor tem um grande efeito multiplicador na economia. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Plástico, cada R$1 milhão adicional de produção de transformados plásticos tem reflexos diretos na ampliação da economia e agrega R$1,3 milhão de aumento no PIB brasileiro. O setor tem forte presença de micro e pequenos empreendimentos que respondem por 94% da distribuição das empresas por pessoal ocupado, de acordo com dados da RAIS, do Ministério do Trabalho. É o quinto maior empregador da indústria de transformação.

Em Minas Gerais, o segmento é diversificado. Há fabricantes de produtos de filme (sacolas, bobinas, sacos, embalagens impressas, etc), injeção (indústrias de tampas, réguas, esquadros, brinquedos, etc.), tecnologia do Sopro, (frascos, potes, garrafas para produtos veterinários, cosméticos, alimentação, etc) e extrusão (copos, pratos, bandejas, potes, tampas, pranchas, discos para pizza, porções frios, copos de café, linha forte e festa).
O estado conta também com indústrias de reciclagem de filmes, mangueiras, tubos, embalagens, eletrodutos, matéria-prima, dentre outros. O SIMPLAST congrega, ainda, empresas de embalagens pet, vaccum forming, telas para peneiramento, revestimento anti-abrasivos, raspadores de correia, rodas e rolos revestidos, talas rodoviárias, isopores, isolantes térmicos, conservadoras, embalagens industriais e bandejas para mudas.

Últimas notícias

  1. Greve dos caminhoneiros e crise comprometem o ano dos avicultores

    Leia

  2. SINDUSCARNE e SENAI promovem visitas técnicas em indústrias do setor

    Leia

  3. Cooperação para competitividade da indústria

    Leia

  4. Tabelamento de frete pode levar à formação de cartel, aponta Cade

    Leia

  5. Polo de Confecção de Espinosa/MG recebe visita técnica para mapear necessidades

    Leia

  6. Atividade da construção permanece fraca em abril

    Leia

  7. Produção de rejeitos é um dos desafios da indústria extrativa

    Leia

  8. SINDBEBIDAS vence etapa estadual no 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais

    Leia