Notícias

SINDIEXTRA e FEAM promovem seminário para debater gestão de barragens

Experiência tecnológica da Holanda na área foi um dos focos do evento

O caminho para a solução de problemas e a prevenção de tragédias passa pela aplicação de uma engenharia correta, desde o seu conceito, passando pelo projeto, construção e manutenção das obras, segundo o presidente do SINDIEXTRA, José Fernando Coura. Durante abertura do I Seminário Internacional de Tecnologia e Gestão de Barragens, promovido pelo sindicato e pelo Governo de Minas, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Coura reforçou que aprimorar tecnologias é fundamental para evitar acidentes em barragens e desenvolver o setor de mineração.  

Os avanços e desafios tecnológicos na gestão de barragens foi o foco do evento, que foi realizado no auditório do CREA/MG, em Belo Horizonte, nos dias 24 e 25/01. Além de discussões sobre construção e operação de barragens e apresentações de equipamentos e soluções tecnológicas para disposição de rejeitos, monitoramento e controle de barragens, o seminário mostrou a experiência holandesa em tecnologia de gestão dessas construções. 

Dez representantes de empresas holandesas que trabalham com esse tipo de estrutura falaram sobre suas experiências no monitoramento, modelagem e processamento de dados, avaliação de riscos e tomada de decisão, disposição de rejeitos, dragagem e desaguamento. 

A Holanda, de acordo com o embaixador do Reino dos Países Baixos no Brasil, Hans Peter, possui sólida experiência e conhecimento na gerência de águas e de barragens. “Metade do país está localizado abaixo do nível do mar, e sem a construção de diques, não é possível sobreviver”, afirmou.

 

Últimas notícias

  1. Projetos apoiados pelo PCIR são aprovados no Edital de Inovação para a Indústria

    Leia

  2. SINDUSCARNE, em parceria com SENAI-MG, traz Unidade Móvel do SENAI-ES para Minas

    Leia

  3. Sistema FIEMG e SINDINFOR realizam evento para promoção da internacionalização de empresas mineiras para os EUA

    Leia

  4. Mais oportunidades nos Estados Unidos

    Leia

  5. Sindicatos ampliam parceria com a FIEMG na divulgação de serviços

    Leia

  6. Polo calçadista aumenta participação no recolhimento do ICMS

    Leia

  7. Jogos virtuais ajudam no tratamento de dificuldades neuromotoras

    Leia

  8. Empresários da construção mineira iniciam 2018 confiantes

    Leia