Notícias

FIEMG Competitiva capacita mais uma turma de profissionais para a indústria em Itaúna

Em parceria com SENAI CEFET e Sindimei, trabalhadores concluem Curso de Aperfeiçoamento Profissional e Operação de Centro de Usinagem e Torno CNC

O programa FIEMG Competitiva, o SENAI CETEF e o Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itaúna MG (Sindimei) concluíram nesta semana mais uma edição do Curso de Aperfeiçoamento Profissional e Operação de Centro de Usinagem e Torno CNC (controle numérico por computador), que contou com 24 participantes, de 10 empresas diferentes e do Tiro de Guerra de Itaúna, dando continuidade à ação iniciada em 2021, quando foram formados 51 profissionais.

Este curso, iniciado em maio deste ano e concluído em 28 de junho (terça-feira), teve duração de 120 horas, oferecidas no SENAI CEFET de Itaúna. A parceria tem desempenhado papel fundamental, estruturado, complementar e com planejamento, no que diz respeito à oferta de mão de obra para as empresas de fundição e da cadeia metalmecânica da região.

O objetivo da capacitação é aprimorar os conhecimentos e competências dos participantes, possibilitando o crescimento profissional, a abertura de novas perspectivas de trabalho e renda, o que proporciona um impulso econômico na região, ao garantir a permanência do trabalhador capacitado no mercado.

Referência

A operação de usinagem e torno CNC é um passo principal no processo de criação de peças com características cilíndricas, quando é removido o material das hastes de metal ou plástico com o uso de cortadores, brocas ou ferramentas ativas. E o SENAI CETEF, que oferece o aperfeiçoamento nesse processo, é uma referência estadual e nacional no setor de fundição.

Os alunos que concluíram com sucesso a capacitação receberam certificados. Para o Mateus, funcionário da Intercast, o curso foi bastante interessante e construtivo, já que não possuía conhecimento algum na área. Ele disse que, através do aperfeiçoamento oferecido pela parceria entre o Sindimei, o SENAI CETEF e o FIEMG Competitiva, espera poder colocar em prática tudo o que aprendeu e, assim, contribuir com a empresa na qual trabalha atualmente.

Últimas notícias

  1. FIEMG e Secretaria da Fazenda discutem o Tratamento Tributário Setorial em Minas Gerais

    Leia

  2. Empresários e trabalhadores da indústria mineira unidos pelo emprego

    Leia

  3. Minascon 2022 será lançado em Poços de Caldas

    Leia

  4. SESI Barbacena recebe Medalha Ordem do Mérito Legislativo

    Leia

  5. Conhecer, para votar melhor e com mais consciência

    Leia

  6. IEL forma 12ª turma do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros

    Leia

  7. Próximo Minas Trend será realizado no Minascentro

    Leia

  8. Perspectivas do biogás e biometano em debate na FIEMG

    Leia