Notícia

"eSocial para gestores” é tema de palestra na FIEMG Regional ZM

Participantes puderam conhecer as responsabilidades a respeito desta ferramenta de controle trabalhista

O eSocial já está em vigor e, quando totalmente implementado, reunirá informações de mais de 44 milhões de trabalhadores. Com o objetivo de manter os empresários da região sempre atualizados, a FIEMG Regional Zona da Mata realizou, através de seu Centro de Treinamentos, a palestra “eSocial para gestores”. De acordo com o analista de Relações Empresariais da entidade, Gilmar Peixoto, a finalidade do evento, promovido no dia 17/04, foi apresentar e orientar os participantes a respeito do Sistema eSocial, ferramenta de controle do cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias. 

Para o presidente da FIEMG Regional ZM, Aurélio Marangon, o papel da entidade é trazer informação de qualidade para a comunidade empresarial. “Questões trabalhistas e tributárias são alvo de constantes alterações e é importante que os empresários estejam atentos e sempre atualizados sobre estas mudanças”, afirma. 

Reunindo empresários, administradores, gerentes, supervisores, encarregados, líderes, profissionais das áreas de Departamento Pessoal,  Recursos Humanos, Saúde e Segurança do Trabalho, contabilistas, auditores, advogados, estudantes e demais interessados, a palestra abordou a responsabilidade dos gestores sobre o tema, com o intuito de redução ou extinção da geração de passivos trabalhistas e fiscais. 

A ministração ficou a cargo do advogado, especialista nas áreas Trabalhista e Previdenciária, Segurança e Saúde do Trabalho, Rodrigo Dolabela, profissional com vasta experiência no assunto e instrutor de palestras e treinamentos em todo o Brasil. Segundo ele, o objetivo maior do eSocial é a fiscalização digital reunindo todos os documentos, que antes eram enviados separadamente ao governo, em uma só plataforma. 

“O eSocial representa segurança para os funcionários e também para os empresários, que precisam praticar de maneira efetiva a lei trabalhista através do preenchimento das informações solicitadas, pois o contrário é passível de multa”, ressalta Rodrigo. Dentre os tópicos apresentados na palestra, destacam-se: o sistema eSocial; visão geral, regras, objetivos e características técnicas; vínculos e folha de pagamentos; fluxo de informações; contratos de trabalho; eSocial X prestadores de serviços; reclamações trabalhistas; expectativas e responsabilidades.

DSCN4014.JPG

 

Últimas notícias

  1. FIEMG discute o futuro da exploração do gás folhelho

    Leia

  2. Show Pirotécnico encantou Santo Antônio do Monte

    Leia

  3. Curso para montagem de dry wall é oferecido pelo Sinduscon-TAP através do programa FIEMG Competitiva

    Leia

  4. Aprovação das Reformas é fundamental para o crescimento da economia

    Leia

  5. Professor Clóvis de Barros Filho aborda Inovação na FIEMG

    Leia

  6. 6 dicas para se sair bem na prova do programa de Aprendizagem Industrial

    Leia

  7. União por um novo Brasil

    Leia

  8. Câmara da Base Florestal debate ações sobre o setor

    Leia