Notícia

Indústria pede esforço para redução de juro

Para FIEMG, é possível iniciar novo ciclo de redução da taxa Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa Selic em 6,5% ao ano. A taxa fica inalterada pela décima reunião consecutiva do Copom. Para a FIEMG, com o atual quadro econômico brasileiro, há espaço para o início de um novo ciclo de redução do juro básico no país. Confira o posicionamento completo da entidade:

Tendo em vista a debilidade da atividade econômica, exemplificada pela variação negativa de 0,2% do PIB brasileiro no primeiro trimestre e pelos elevados indicadores de ociosidade da capacidade instalada e no mercado de trabalho, faz sentido perguntar se não teria sido mais apropriado iniciar um novo ciclo de redução do juro básico no Brasil.

Afinal, o comportamento corrente da inflação ao consumidor e as expectativas inflacionárias são consistentes com o cumprimento da meta do IPCA em 2019 e, possivelmente, no ano seguinte.

Além disso, há uma predominância de fatores que tendem a resultar em variação dos preços ainda menor.

Um exemplo é a desaceleração econômica global, atrelado ao agravamento da tensão comercial entre os Estados Unidos e seus parceiros comerciais, que tem servido como justificativa para a adoção de estímulos monetários e fiscais em outros países.

Entendemos que a redução na taxa Selic é importante para estimular a economia brasileira e compensar o choque negativo decorrente da paralisação parcial no setor de mineração em Minas Gerais.

Paralelamente, é essencial avançar na agenda de aprovação de reformas estruturais que reduzam a incerteza, destravem o ambiente de negócios e, consequentemente estimulem a retomada dos investimentos no país.

Últimas notícias

  1. Moda em pauta no Sistema FIEMG

    Leia

  2. Atividade e emprego industrial recuam em junho

    Leia

  3. Minas Trend aponta para o futuro com novo diretor-criativo

    Leia

  4. FIEMG Competitiva realiza workshop em parceria com SINDUSCOM Barbacena

    Leia

  5. Sindivestu oferece treinamento ‘Blindagem Empresarial Trabalhista’

    Leia

  6. Presidente da FIEMG Regional ZM recebe Comenda da Associação Comercial

    Leia

  7. Exército vem a Belo Horizonte conhecer trabalhos desenvolvidos no CIT

    Leia

  8. FIEMG participa da 31ª edição da Expo Usipa

    Leia