Notícia

"Inovação está ligada ao capital humano", diz gerente de Educação Profissional

Especialista vê a necessidade de o movimento estar focado nas pessoas e nas competências socioemocionais

"A inovação está diretamente ligada ao capital humano", disse o gerente de Educação Profissional, Ricardo Aloysio e Silva, aos integrantes do FIEMG Jovem na terça-feira (14). O assunto foi debatido na reunião do programa, realizada na sede da Federação, em Belo Horizonte.

Para o gerente, as empresas buscam soluções inovadoras para ser tornarem mais competitivas ou produtivas, atendendo ao mercado. Por isso, ele entende que esse movimento deve ocorrer com foco nas pessoas, exigindo do setor produtivo ações para o fomento das competências socioemocionais. 

Essas habilidades, conforme o palestrante, estão associadas ao modo de agir, pensar, decidir, relacionar, dentre outros, que podem ser identificados em processos seletivos e desenvolvidos. "Quem cria e produz são as pessoas. Sendo assim, é importante que as empresas tenham um ambiente para que, de fato, seus funcionários inovem", observou.

"Uma abordagem muito programática, com foco no resultado", opinou o presidente do FIEMG Jovem, Matheus Pedrosa, a respeito da palestra sobre inovação. Para o empresário, conteúdo abordado por Ricardo Aloysio "mostrou um dos caminhos para o setor produtivo mais moderno, chamado de 'Indústria 4.0'", afirmou. 

"Debatemos ainda formar de adequar o sistema de ensino às necessidades da indústria, moldando o aprendizado para que ele se torne mais experimental e menos expositivo", acrescentou.

O pitch empresarial da última reunião foi apresentado pela sócia proprietária e diretora de operações da Inovarr Sistemas Elétricos, Roselayne Maria Guedes, que integra o programa. Ela contou como a empresa atua no mercado e os clientes que atende.

Já o diretor de Associativismo do FIEMG Jovem, Nathan Gallete sobre a inciativa e a importância a participação das empresas em sindicatos.

Últimas notícias

  1. Conselho de Câmaras e Conselhos da FIEMG faz reunião

    Leia

  2. 'Confiabilidade Industrial' em debate na FIEMG Regional Vale do Aço

    Leia

  3. Orquestra SESIMINAS apresenta “Músicas do mundo”

    Leia

  4. Flávio Roscoe disputa partidas de xadrez com alunos SESI

    Leia

  5. Alunos do SENAI são capacitados para conversão de antenas parabólicas

    Leia

  6. Empossada nova diretoria da FIEMG Vale do Rio Grande

    Leia

  7. Troca de experiências entre Espírito Santo e Minas Gerais

    Leia

  8. O futuro da indústria está nas salas de aulas

    Leia