Notícia

6 benefícios do esporte para a saúde

Motivos de sobra para começar a praticar!

Estamos no Abril Verde, período em que empresas e instituições de diversas partes do Brasil se mobilizam para a conscientização da Segurança e Saúde no trabalho (SST).  Entretanto, os cuidados com a saúde não devem ser limitados a um único mês, precisa ser constante. E por falar nisso, você já pensou nos benefícios do esporte para a saúde?

A prática de esportes e atividades físicas fazem bem para o corpo e para a mente. Portanto, é ideal que aconteça desde cedo e com periodicidade. Mas, infelizmente, algumas pessoas acabam deixando os exercícios em segundo plano e esquecem o quanto eles contribuem para nossa qualidade de vida.

Então, para te dar um incentivo, trouxemos para você 6 benefícios do esporte para a saúde. Confira a seguir!

 

Reduz o estresse

Um dos grandes benefícios do esporte e da prática de atividades físicas é a redução do estresse. Quando você é uma pessoa fisicamente ativa, sua mente afasta os pensamentos negativos. Isso, porque os exercícios estimulam a produção de endorfina, que são substâncias que nosso cérebro produz que estão relacionadas ao relaxamento e bom humor.

Além disso, praticar esportes pode ajudar a combater e evitar problemas psicológicos, como a depressão.

 

Aumenta a autoconfiança

A prática de esportes também está relacionada à autoconfiança. Isso, porque na medida em que sua força e resistência aumentam, você se sente melhor. Isso influencia em outras áreas da sua vida pessoal ou profissional. Afinal, quando você se sente bem consigo mesmo, você se sente mais confiante e determinado.

Portanto, não é somente na aparência que você terá ganhos com o esporte. A imagem que tem de si mesmo ficará ainda melhor.

 

Melhora a concentração

Um dos benefícios do esporte para a saúde é o aumento da concentração. Por mais que o nosso corpo envelheça com o passar dos anos, a atividade física ajuda a manter nossas habilidades mentais.

Ainda, a pessoa que pratica esporte está sempre buscando se aperfeiçoar. Por esse motivo, ela precisa ter foco para alcançar seus objetivos e se concentrar para conseguir melhorar e alcançá-los.

 

Estimula atividades cognitivas

Cada esporte exige que você tenha habilidades diferentes. E para desenvolvê-las, será preciso prática.

O aprendizado esportivo estimula sua capacidade cognitiva. Assim, você exercita seus músculos e suas funções mentais, como o raciocínio rápido, a percepção, o pensamento lógico, os reflexos e muitos outros.

 

Ajuda a manter o peso ideal

O esporte e a atividade física também podem te ajudar a alcançar o peso ideal para seu corpo. Além de fortalecer a musculatura também ajuda a queimar calorias. Entretanto, é importante entender que a alimentação também é muito importante para conseguir alcançar o peso que você almeja.

Uma alimentação saudável e balanceada, junto com a prática esportiva, te ajudará a ficar satisfeito com a balança e reduzir a probabilidade do surgimento de doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto.

 

Aumenta o condicionamento físico e a resistência

Por fim, o esporte te ajudará a aumentar seu condicionamento físico e sua resistência, incluindo sua imunidade.

Com músculos fortes, você conseguirá se movimentar melhor e terá menos cansaço. Além disso, você terá mais fôlego e seu coração conseguirá bombear mais sangue, o que pode evitar o surgimento de doenças cardíacas.

 

Os benefícios do esporte para a saúde são muitos. Você pôde ver alguns deles, mas ainda há vários outros. Portanto, agora você já tem motivos de sobra para procurar uma Escola de Esportes e escolher a modalidade que mais combina com você. Pratique saúde!

Últimas notícias

  1. Indústria pede esforço para redução de juro

    Leia

  2. Ensino de excelência internacional

    Leia

  3. Portaria altera autorização para trabalho aos domingos

    Leia

  4. Futuros negócios com a Eslováquia

    Leia

  5. Treinamento apresenta melhores práticas na gestão de estoques e inventário

    Leia

  6. Empresários mineiros continuam insatisfeitos

    Leia

  7. Abertas as inscrições para o curso Rotulagem de Cachaça e Aguardente de Cana

    Leia

  8. SESI firma acordo com o JF Vôlei para a formação das categorias de base do time

    Leia