Notícia

A mulher no mercado de trabalho e suas facetas

Café Empresarial, promovido pelo CIEMG, debate o tema

O CIEMG promoveu nesta quinta-feira, no dia 21/03, o Café Empresarial do mês com o tema: “A mulher no mercado de trabalho e suas facetas”.  

Existem vários desafios a serem vencidos pela mulher no mercado de trabalho, um deles é o preconceito que elas, inconscientemente, têm em relação a si próprias, a rotina "multitarefas" e várias outras questões relacionadas aos variados papeis da mulher na sociedade.

A psicóloga Renata Moura explica que, normalmente associamos a entrada das mulheres no mercado de trabalho na época da revolução industrial, mas essa é uma ideia errônea que nós temos. A palestrante conta que na época primitiva, as mulheres já dividiam, de igual para igual, as tarefas com os homens. A responsabilidade dos homens era a caça e a mulher cuidava dos anciões, das cavernas e choupanas, das crianças, e muitas vezes do cultivo de hortaliças. Isso fez com o desenvolvimento do cérebro masculino tivesse uma tensão focada a um único objetivo e o desenvolvimento fisiológico da mulher fez que ela tivesse uma tensão mais difusa. “Daí esse legado que as mulheres têm de ser multitarefas. Isso na realidade está certo. As mulheres, fisiologicamente conseguem fazer mais coisas que o homem devido esse desenvolvimento fisiológico do cérebro”, afirma a palestrante.

Porém, com o advento da internet, as crianças que nasceram pós essa inovação estão experimentando uma evolução fisiológica do cérebro. “Futuramente nós vamos ter cérebros fisiologicamente masculinos e femininos funcionando da mesma forma”, conta Renata.

Mesmo tendo essa capacidade, as mulheres ainda não reconhecidas como os homens no mercado de trabalho. Cerca de 60% dos aprendizes são do sexo feminino, mas só 11% chegam ao cargo de CEO´s.

“O futuro da mulher no mercado de trabalho será mais equilibrado. Os homens também serão capazes de serem multitarefas e as mulheres também serão capazes de ter tensão mais focada”, argumenta a palestrante.

O próximo Café Empresarial, promovido pelo CIEMG, acontece no dia 16/04, com o tema “Gestão do Tempo, Foco e Produtividade”.

Galeria

Últimas notícias

  1. "eSocial para gestores” é tema de palestra na FIEMG Regional ZM

    Leia

  2. Os novos caminhos da mineração

    Leia

  3. Gestão do tempo, foco e produtividade em pauta

    Leia

  4. Reestruturação da base sindical é tema de reunião na FIEMG

    Leia

  5. Comércio com a Alemanha

    Leia

  6. SILEMG debate instruções normativas

    Leia

  7. Regras do financiamento para energias renováveis é tema de reunião na FIEMG

    Leia

  8. FIEMG discute o futuro da mineração em Minas Gerais

    Leia