Notícia

Atividade industrial mostra pequena melhora em maio

Faturamento industrial cresce 9,2% em maio, após registrar expressiva queda em abril

Os índices apurados na Pesquisa Indicadores Industriais (Index), realizada pela FIEMG, registraram leve recuperação da atividade em maio, na comparação com abril. A melhora se deu, principalmente, pelo início do relaxamento das medidas de distanciamento social adotadas para conter o avanço da Covid-19. Após ter registrado, em abril, uma das quedas mais expressivas da série histórica (-14,0%*), o faturamento da indústria geral (indústria de transformação + indústria extrativa) cresceu 9,2% em maio.

O avanço foi puxado pelo resultado positivo da indústria de transformação, que apresentou elevação de 10,2% em seu faturamento. As horas trabalhadas na produção e a utilização da capacidade instalada da indústria geral também aumentaram, após a retomada das atividades em indústrias que estavam paralisadas.

O emprego, após a queda recorde do mês anterior, ficou praticamente estável em maio. Por sua vez, a massa salarial e o rendimento médio real recuaram depois do aumento verificado em abril, quando houve concentração de pagamentos de participação nos lucros, de férias e de rescisões. Apesar da melhora da atividade industrial em maio, a incerteza frente ao risco de novas ondas de contaminação pela Covid-19 ainda é elevada. A possibilidade de novas rodadas de isolamento social, como já vem ocorrendo em alguns municípios, bem como a piora das condições financeiras das empresas e das famílias trazem dúvidas quanto ao ritmo de retomada da economia nos próximos meses.

Clique AQUI para conhecer a pesquisa completa

Últimas notícias

  1. Diretores do CIEMG se reúnem para acompanharem ações da entidade

    Leia

  2. Lei que facilita a venda de imóveis da União é pauta de encontro

    Leia

  3. FIEMG e CCEE apresentam as regras gerais de comercialização de energia

    Leia

  4. Conselho de Infraestrutura da FIEMG recebe secretário estadual

    Leia

  5. União para um ambiente de negócios mais justo em Santa Luzia

    Leia

  6. Apoio à exportação de empresas brasileiras é tema de webinar

    Leia

  7. Presidente Flávio Roscoe visita Uberlândia e Araguari

    Leia

  8. FIEMG abre licitação para ampliar e construir novas unidades do SESI

    Leia