Notícia

Atividade industrial segue fraca em Minas Gerais

FIEMG divulga pesquisa Indicadores Industriais de maio

A FIEMG divulga nesta quinta-feira, dia 4/07, a pesquisa Indicadores Industriais de maio, que apresentou resultados que confirmam a dificuldade de reação da atividade no estado. O faturamento real da Indústria Geral – composta pelas indústrias de Transformação e Extrativa – caiu 1,9% frente a abril, marcando o quarto recuo mensal no ano. O resultado foi explicado pela retração de 2,9% na Indústria de Transformação, que possui maior peso no indicador geral. Por outro lado, houve avanço na Indústria Extrativa, favorecida pela elevação da cotação média do minério de ferro no mercado internacional. 

No acumulado do ano até maio, os indicadores da Indústria Geral apresentaram desempenho decepcionante: praticamente todos recuaram frente a igual período de 2018, com exceção do emprego, que permaneceu estável. Os fracos resultados da indústria do estado sugerem que um crescimento mais pujante da atividade nos próximos meses é pouco provável, mesmo com a aprovação de reformas estruturais importantes, como a da Previdência. 

De acordo com Júlia Silper, analista da Gerência de Estudos Econômicos da FIEMG, em um momento de baixo dinamismo da atividade industrial e de elevado nível de desemprego é importante procurar o aprimoramento profissional. Para ela, o investimento em novas qualificações, através de cursos técnicos, torna-se um diferencial na hora da contratação. “À medida que a economia vai se reestabelecendo – com redução da ociosidade da indústria e expansão dos investimentos – mais trabalhadores são demandados pelo mercado, colocando em evidência aqueles mais bem preparados”, afirma. As matrículas para os cursos técnicos do SENAI-MG estão abertas até o dia 19/07. Candidatos que gerarem o boleto de matrícula até o dia 10 terão desconto de 10%. Assim, o boleto de matrícula será no valor de R$ 179,10. Conheça as vagas e os cursos oferecidos no http://www.senaimg.com.br/cursostecnicos/.

Clique aqui e confira a íntegra do Index de maio

Últimas notícias

  1. Minas Trend aponta para o futuro com novo diretor-criativo

    Leia

  2. FIEMG Competitiva realiza workshop em parceria com SINDUSCOM Barbacena

    Leia

  3. Sindivestu oferece treinamento ‘Blindagem Empresarial Trabalhista’

    Leia

  4. Presidente da FIEMG Regional ZM recebe Comenda da Associação Comercial

    Leia

  5. Exército vem a Belo Horizonte conhecer trabalhos desenvolvidos no CIT

    Leia

  6. FIEMG participa da 31ª edição da Expo Usipa

    Leia

  7. ICEI aponta confiança pelo 10° mês consecutivo

    Leia

  8. União de esforços para a geração de emprego e renda é meta de Tadeu Monteiro

    Leia