Notícia

Atividades da indústria desaceleram em dezembro, aponta Sondagem Industrial

Produção industrial recua 8,9 pontos na passagem de novembro para dezembro

A Sondagem Industrial, pesquisa realizada pela FIEMG, mostra que a produção industrial em dezembro recuou. O índice que mede a evolução da produção caiu 8,9 na passagem de novembro (77,9 pontos) para dezembro (39,0 pontos), o que sinaliza queda mais intensa da atividade que no mês anterior. Devido à sazonalidade do período, historicamente o índice de dezembro se situa abaixo de 50 pontos. Outra questão abordada pela pesquisa é a insatisfação dos industriais com o lucro operacional e com a situação financeira de seus negócios. 

Dentre os principais problemas levantados pela pesquisa junto aos industriais está a elevada carga tributária, que está com o percentual superior (50,8%) se comparado com o trimestre anterior (41,1%). Este item é o principal desafio da indústria pelo 14° trimestre seguido. Outros problemas enfrentados pelo setor industrial é a demanda interna insuficiente, a falta ou alto custo da matéria-prima, a competição desleal e a burocracia excessiva.

Já as expectativas dos empresários para os próximos seis meses é que  ocorra um aumento de demanda na compra de matérias-primas. Em janeiro o índice foi de 56,8 e o indicador cresceu pelo terceiro mês seguido, mostrando avanço de 1,5 ponto em relação a dezembro. O mesmo acontece quanto à contratação de empregados. O indicador mostra uma expectativa de aumento de contratação nos próximos seis meses, registrando 53,9 pontos em janeiro, com avanço de 1,6 ponto em relação a dezembro (51,6 pontos) A Sondagem Industrial é uma pesquisa realizada pela Gerência de Estudos Econômicos da FIEMG.

A coleta de dados foi realizada de 7 a 17 de janeiro de 2019 e foram entrevistadas 36 grandes empresas, 41 médias e 57 pequenas.

Para obter mais informações sobre a metodologia utilizada, CLIQUE AQUI.

Para conhecer a pesquisa completa, CLIQUE AQUI.

Últimas notícias

  1. "eSocial para gestores” é tema de palestra na FIEMG Regional ZM

    Leia

  2. Os novos caminhos da mineração

    Leia

  3. Gestão do tempo, foco e produtividade em pauta

    Leia

  4. Reestruturação da base sindical é tema de reunião na FIEMG

    Leia

  5. Comércio com a Alemanha

    Leia

  6. SILEMG debate instruções normativas

    Leia

  7. Regras do financiamento para energias renováveis é tema de reunião na FIEMG

    Leia

  8. FIEMG discute o futuro da mineração em Minas Gerais

    Leia