Notícia

CIT SENAI orienta sobre ferramentas de melhoria da injeção de alumínio

Workshop gratuito mostrará projeto que pretende aumentar vida útil dos moldes usados pela indústria automobilística

O Workshop gratuito Melhoria no projeto de ferramentas de injeção de alumínio, do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Superfícies, integrante do Centro de Inovação e Tecnologia CIT SENAI FIEMG, está com inscrições abertas neste link. A capacitação será oferecida no próximo dia 10, via YouTube do CIT, e tem como público-alvo montadoras, empresas de ferramentaria, que fabricam moldes para lataria de carros, e estudantes de engenharia.

Líder técnico desse workshop de orientação sobre ferramentas de injeção de alumínio, o engenheiro metalurgista Tiago Santos revela que o evento integra o cronograma do projeto que leva o mesmo nome e integra o Rota 2030, criado para desenvolver o setor automotivo, do qual o CIT SENAI faz parte.

O objetivo, segundo ele, é desenvolver uma nova solução para aumentar a vida útil das ferramentas de molde de partes dos automóveis. “No nosso caso, o molde é de injeção de alumínio, faz peças que são de alumínio, tipo motor. A ideia é aumentar o número de ciclos que esse molde vai ser utilizado, se ele faz 100 mil peças, por exemplo, ele passará a fazer 120 mil”, explica Santos.

Estudo sobre aços

“Está sendo feito um estudo dos aços usados nesse processo, para selecionar um que tenha maior desempenho e aumentar mais a vida útil dele, fazendo nitretação, um tipo de tratamento que aumenta a vida do aço. E também a técnica de PVD (Deposição Física de Vapor), que usa um plasma para vaporizar o material que se pretende depositar na peça. Consigo vaporizar o material lá dentro para revestir”, detalha o engenheiro.

Segundo Santos, é um projeto baseado em técnicas que já existem, mas a ideia é melhorá-las, modificar a forma como se faz esse revestimento. Desenvolver um processo de revestimento novo, mais resistente, que vai permitir que o molde dure mais.

Serviço:

Workshop Melhoria no projeto de ferramentas de injeção de alumínio

Oferecido pelo Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Superfícies

No dia 10 de agosto, on-line no YouTube da FIEMG Oficial

Inscrições neste link



Luisana Gontijo

Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. Alunos do SENAI são capacitados para conversão de antenas parabólicas

    Leia

  2. Flávio Roscoe disputa partidas de xadrez com alunos SESI

    Leia

  3. Empossada nova diretoria da FIEMG Vale do Rio Grande

    Leia

  4. Troca de experiências entre Espírito Santo e Minas Gerais

    Leia

  5. O futuro da indústria está nas salas de aulas

    Leia

  6. Conselho de Tecnologia apresenta e debate diretrizes de trabalho

    Leia

  7. Minas tem inventário positivo de remissões de gases de efeito estufa

    Leia

  8. Espaço CEMIG SESI de Eficiência Energética oferece atividades gratuitas

    Leia