Notícia

CIT SENAI oferece calibração de medidores de vazão de gás acreditada pela CGCRE do Inmetro

Laboratório do Centro de Inovação Tecnológica, da FIEMG, situado em Belo Horizonte, é o único que presta o serviço em Minas Gerais

calibra-o.PNGO Centro de Inovação Tecnológica (CIT SENAI), da FIEMG, com sede em Belo Horizonte, abriga o único laboratório de Minas Gerais que presta o serviço de calibração de medidores de vazão de gás do tipo turbina, rotativo, entre outros na faixa de 0,8 a 2500 m3 /h, sendo o serviço acreditado segundo o CAL 0045, pela Coordenação geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Vários tipos de indústrias demandam esse tipo de atendimento, para que mantenham seus medidores calibrados. A calibração, explica a coordenadora técnica do Instituto SENAI de Tecnologia Metalmecânica do CIT SENAI, Luciene Ferreira, contribui na qualidade dos resultados dos equipamentos. “Calibrar é uma das formas de garantir a qualidade do produto da empresa e de seus processos”, frisa.

“Todo equipamento de medição precisa ser calibrado. Quando você calibra, agrega mais confiabilidade ao seu processo. Além de estar cumprindo normas, pré-requisitos nacionais e internacionais”, observa Diego Navarro, signatário do laboratório junto à CGCRE do Inmetro.

Navarro pondera que, diferentemente de temperatura e pressão, a grandeza vazão de gás é menos conhecida. “A necessidade desse controle ainda é um pouco desconhecida. Quando você calibra, confere ao seu equipamento rastreabilidade metrológica”, explica o técnico.

O foco do Laboratório do CIT SENAI é principalmente o atendimento à Indústria.

Confiabilidade

Segundo Navarro, o trabalho funciona da seguinte forma: “Os equipamentos são enviados ao Laboratório do CIT SENAI, onde são montados em bancada de calibração composta por padrões. O cliente traz os equipamentos a serem calibrados e fazemos a comparação com o nosso padrão. É muito importante que esse serviço seja acreditado pela CGCRE do Inmetro”, reforça.

Outra ponderação feita por Navarro é que a aprovação do Marco Legal do Gás no país – Lei 14.134/21 – deverá aumentar a demanda de serviços do Laboratório de Calibração de Medidores de Vazão do CIT SENAI, atraindo mais clientes.

 

Últimas notícias

  1. FIEMG Competitiva capacita mais uma turma de profissionais para a indústria em Itaúna

    Leia

  2. Sinduscon-Norte entregou prêmio aos vencedores do 1º Sindusconsciente

    Leia

  3. FIEMG Regional ZM promove treinamento sobre SPED Fiscal

    Leia

  4. FIEMG realiza Congresso de Energia

    Leia

  5. Indústria mineira busca regularização ambiental

    Leia

  6. Conselho Tributário da FIEMG enviará documento aos presidenciáveis

    Leia

  7. FIEMG Competitiva realiza palestra em parceria com o Sindigrav

    Leia

  8. Alunos do SESI MG brilham no maior concurso mundial de matemática

    Leia