Notícia

Centro Cultural Sesiminas completa 30 anos

Inaugurado em 1° de maio de 1990, o espaço foi projetado para abrigar atividades culturais dentro de padrões internacionais

Em 2020, o Centro Cultural Sesiminas completa 30 anos. Formado pelos Teatros Sesiminas e de Bolso, uma galeria de arte com um charmoso café no mezanino anexo, restaurante, Centro de Memória, Biblioteca com cerca de 31 mil exemplares de livros e mais de 50 modalidades de cursos culturais que compõem a tradicional Escola de Cultura, o espaço foi inaugurado em 1° de maio de 1990.

Nesses 30 anos de trajetória, o palco do Teatro Sesiminas já recebeu grandes nomes da cultura brasileira como Bibi Ferreira, Gal Costa, Toquinho, Natália Timberg, Paulo Autran, Edson Celulari, Beth Goulart, Irene Ravache, Tônia Carrero, Vera Holtz, Otávio Muller, Marco Nanini, Cassia Kiss, Marília Pêra e muitos outros.

Foram tantos momentos memoráveis que o camarim principal recebeu carinhosamente o nome de Bibi Ferreira, em homenagem a esta grande artista e seu carinho pelo Sesiminas.

Projetos e grupos como Galpão (BH), Luna Lunera (BH), Festival Internacional de Teatro (FIT), Festival Internacional da Dança (FID), Campanha de Popularização do Teatro e da Dança também fazem parte da história do teatro.

Na galeria de arte, obras de destaque de artistas consagrados foram exibidas durante essas três décadas, como Paulo Nazareth, Carlos Bracher, Sebastião Salgado, José Luiz Soares, Julia Later, Norval Morrison, Ida Feldman Sebastião Miguel, Davi Nascimento entre tantos outros.

O Centro Cultural Sesiminas conta com mais 55 modalidades da Escola de Cultura de níveis iniciantes a profissionalizantes, nas áreas de artes plásticas, artes aplicadas, fotografia e vídeo, artes cênicas, jardinagem e paisagismo, música, dança e inglês.

Dentre as novidades consolidadas em 2019, estão a parceria com a Cultural Inglesa e o Galpão Cine Horto, com oferta de novos cursos de teatro, e também a criação do PRO: CRIA- Centro de Formação e Criação em Artes Cênicas, que oferece núcleos de pesquisa, residência artística e criação de espetáculos, entre outras atividades. Em 2020 foi iniciada a parceria com a Escola de Yoga Ponto de Equilíbrio com cursos de Yoga, Meditação e Reiki.

Projetos de música foram criados com o objetivo de incentivar e fortalecer a música autoral do nosso estado. Neste ano, acontece a terceira edição do Encontros Musicais, que vai celebrar grandes lançamentos e abrindo os palcos do SESI para os artistas mineiros. Para incentivar a leitura é realizada, duas vezes ao ano, uma feira de troca de livros que acontece na rua, local de passagem de muitas pessoas que podem levar um livro para escolher outro que ainda não leu ou apenas fazer uma oficina para conhecer um pouco dos cursos oferecidos. O SESI acredita que a educação e a cultura transformam e tem atuado fortemente nessas duas frentes.

Buscando inovar e melhorar cada vez mais o atendimento ao público, foi inaugurado, com o objetivo de celebrar o aniversário do Centro Cultural Sesiminas, o B.AR - Boteco de Arte, que garante uma experiência diferenciada ao público do Teatro de Bolso. Já imaginou assistir ao seu show favorito tomando uma taça de vinho dentro de um teatro?

O complexo foi criado para incentivar a melhoria da qualidade de vida da sociedade e do industriário mineiro por meio da cultura. “Esta casa vem, ao longo dos anos, promovendo e apoiando a cultura, seja oferecendo cursos em diversas áreas, abrindo seus espaços para os artistas ou aproximando o público da cultura e das artes”, afirma Karla Bittar, gerente do Centro de Cultura Sesiminas.

Centro Cultural Sesiminas funciona de segunda a segunda, de 7h às 23h, e esperamos recebê-los em breve. Acompanhe nossa programação pelas redes sociais.

Galeria

Últimas notícias

  1. Ministro Sarquis é o próximo palestrante do Ciclo de Conferências - A Nova Política Externa Brasileira

    Leia

  2. CIT SENAI capacita profissionais da indústria alimentícia

    Leia

  3. Nova vitória do setor produtivo

    Leia

  4. Romeu Zema e Flávio Roscoe oficializam doação de respiradores no Centro-Oeste

    Leia

  5. FIEMG realiza evento em parceria com Ministério Público do Trabalho

    Leia

  6. Diretores do CIEMG se reúnem para acompanharem ações da entidade

    Leia

  7. Apoio à exportação de empresas brasileiras é tema de webinar

    Leia

  8. Lei que facilita a venda de imóveis da União é pauta de encontro

    Leia