Notícia

Certificado de Origem 100% digital será obrigatório para as relações comerciais entre Brasil e Argentina

Lei entra em vigor a partir do dia 8 de abril

A partir de 8/4, a emissão do Certificado de Origem Digital para todas as operações de exportação entre o Brasil e a Argentina passa a ser obrigatória. Assim, os Certificados de Origem com destino a esse país devem ser emitidos digitalmente pelo Sistema COD-Brasil (www.cod.cni.org.br/Home.aspx). Para usufrir deste benefício, a empresa deve possuir a assinatura digital, ou seja, E-CPF e/ou Certificado Digital A-3.

"Argentina e Uruguai, que também já utiliza o Certificado Digital, são países estratégicos para a indústria mineira, já que são os principais destinos de exportação dentro do Mercosul”, fala Rebecca Macedo, gerente de Negócios Internacionais do Sistema FIEMG

A FIEMG  é habilitada junto ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) para emitir o COD, que é um documento enviado pelo exportador que certifica a origem do produto que está sendo exportado e pode conceder reduções ou isenções de tarifas aos clientes de países que mantém acordos comerciais com o Brasil.

De acordo com Rebecca, o COD não só traz uma vantagem competitiva pela agilidade da transação comercial, mas também mais segurança, redução de custo e confiabilidade no processo, pois elimina possíveis falsificações existentes em documentos de papel.

A gerente frisa ainda que para as indústrias que pretendem expandir seus negócios, o COD é um ponto de atenção: “A Certificação Digital já é uma realidade e um diferencial importante para quem quer novos mercados como Europa, EUA e Ásia. É um fator de modernização para a empresa”, afirma.

Chile, Paraguai e Colômbia estão em transição para o Certificado de Origem Digital.  

Indústrias que precisem atualizar a emissão para o novo modelo ou queriam tirar dúvidas, podem entrar em contato com a área de Certificação Internacional da FIEMG pelos telefones: (31) 3263-6817/6818 ou e-mail ci@fiemg.com.br.

 

Últimas notícias

  1. Decisão liminar suspende pagamento da Taxa de Incêndio em Minas Gerais

    Leia

  2. Índice de Confiança do Empresário Industrial marca a terceira queda mensal seguida

    Leia

  3. Espaço Usiminas de Arte recebe exposição do acervo do SESI MAO

    Leia

  4. Selecionadas as 50 Startups que serão aceleradas no FIEMG Lab 4.0

    Leia

  5. Empresários do Norte de Minas conheceram as ações do projeto FIEMG Competitiva

    Leia

  6. Workshop Compliance Ambiental

    Leia

  7. De malas prontas para a Turquia

    Leia

  8. Previdência: reforma ou falência?

    Leia