Notícia

Construtores mineiros permanecem otimistas

Empresários esperam avanço do nível da atividade, das compras de insumo e matérias-primas

A Sondagem da Construção do mês de janeiro mostra que o indicador Construção marcou 46,0 pontos, tendo o aumento de 4,1 pontos em relação a dezembro (41,9). Esse resultado é o melhor do mês desde 2010, quando houve avanço da atividade. Já o indicador de Atividade em relação cresceu 9,3 pontos entre dezembro (29,1) e janeiro (38,4), sendo o maior para o mês em cinco anos. Entretanto, o índice continuou abaixo de 50 pontos, revelando que o nível de atividade foi inferior ao usual para o mês.

No quesito número de Empregados, o indicador avançou 0,6 ponto em janeiro (40,7), em comparação com dezembro (40,1). Esse resultado foi o melhor para mês em cinco anos, o que mostra que o recuo do emprego em janeiro de 2019 foi menos acentuado que os ocorridos de 2015 a 2018. O índice de Intenção de Investimento avançou 10,8 pontos na passagem de janeiro (36,6) para fevereiro (47,2) e é o mais elevado da série histórica, que foi iniciada em novembro de 2013.

Com esses indicadores, os empresários permanecem otimistas em relação aos negócios do setor nos próximos seis meses e esperam avanço do nível da atividade, das compras de insumo e matérias-primas, dos novos empreendimentos e serviços e das contratações.

A Sondagem da Indústria da Construção de Minas Gerais é elaborada pela Gerência de Estudos Econômicos da FIEMG em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (SINDUSCON-MG). A pesquisa foi realizada com 40 empresas no período de 1 a 13 de fevereiro de 2019.

Para acessar a pesquisa completa, CLIQUE AQUI. 

Últimas notícias

  1. Decisão liminar suspende pagamento da Taxa de Incêndio em Minas Gerais

    Leia

  2. Índice de Confiança do Empresário Industrial marca a terceira queda mensal seguida

    Leia

  3. Espaço Usiminas de Arte recebe exposição do acervo do SESI MAO

    Leia

  4. Selecionadas as 50 Startups que serão aceleradas no FIEMG Lab 4.0

    Leia

  5. Empresários do Norte de Minas conheceram as ações do projeto FIEMG Competitiva

    Leia

  6. Workshop Compliance Ambiental

    Leia

  7. De malas prontas para a Turquia

    Leia

  8. Previdência: reforma ou falência?

    Leia