Notícia

Curso Básico em Comércio Exterior capacita empresários para exportação

Treinamento on-line da FIEMG Regional ZM abordou procedimentos necessários para começar um projeto de atuação no comércio internacional

Iniciar e manter uma atuação no comércio internacional pode gerar diversos benefícios para uma empresa, como aumento da produtividade; redução da dependência do mercado interno; promoção da marca; melhores condições para obtenção de recursos financeiros; melhoria da capacidade industrial, entre outros. Contudo, a inserção no mercado externo exige boa gestão e amplo conhecimento operacional sobre comércio exterior.  Visando apoiar as empresas da região, a FIEMG Regional Zona da Mata realizou, nos dias 13 a 15 de abril, o Curso Básico em Comércio Exterior.

Neste treinamento, ministrado de forma on-line, com objetivo prático e direcionado preferencialmente a empresas interessadas em iniciar sua atuação no mercado internacional, os participantes foram orientados sobre os procedimentos necessários para começar um projeto de atuação no comércio exterior. Além disso, aprenderam como preparar suas empresas, em termos legais e organizacionais.

O público-alvo foi formado por empresários, gestores, analistas, advogados, contadores, assistentes, estudantes e demais profissionais atuantes ou que desejassem atuar no mercado internacional. A apresentação do tema ficou a cargo do instrutor Eduardo Melo Vidal, especialista em Comércio Exterior e Negócios Internacionais. Autor da obra "Fundamentos do Comércio Exterior” (2018), Eduardo é consultor empresarial com experiência prática em gestão de operações de exportação, importação e logística internacional, professor e palestrante.

No conteúdo programático foram abordados assuntos como: Conhecimentos gerais de comércio exterior (conceitos básicos, estrutura do comércio exterior brasileiro, regras gerais, principais legislações e agentes envolvidos); Internacionalização de empresas (tipos de exportação e importação) e habilitação para importar e exportar; Estrutura organizacional da empresa; Nomenclatura comum do Mercosul e sistema harmonizado; Aspectos da negociação internacional e termos internacionais de comércio; Documentação de comércio exterior; Modalidades de pagamento no comércio exterior; Despacho aduaneiro da carga; Tributos e formação de preço na importação e na exportação; e Fluxograma de importação e exportação.

A iniciativa foi um sucesso e a FIEMG Regional ZM já tem novos cursos programados. O analista de Relações Empresariais Gilmar Peixoto destaca os treinamentos “Cálculo das Contribuições PIS/PASEP e Confins”, que acontece nos dias 27 e 28 de abril, de 8h30 às 12h30, e o “Como vender mais com o Whatsapp Business”, a ser realizado de 10 a 12 de maio, de 8h30 às 10h30.  As inscrições podem ser feitas no site da FIEMG Regional Zona da Mata e mais informações podem ser obtidas através do telefone (32) 3249-1028 ou do e-mail gpeixoto@fiemg.com.br.

Últimas notícias

  1. Rentabilidade de setor de obras industriais pode seguir em queda neste ano

    Leia

  2. FIEMG promove rodada virtual de negócios internacionais

    Leia

  3. Venha fazer bons negócios comprando direto da indústria

    Leia

  4. Inovação e tecnologia para a indústria automobilística com DNA brasileiro

    Leia

  5. O desenvolvimento socioeconômico como alavanca para a preservação ambiental

    Leia

  6. Alunos se preparam para o Torneio SESI de Robótica FLL - Regional MG

    Leia

  7. Workshop Impactos do PDL Horário

    Leia

  8. Últimos dias para se inscrever nos cursos da Escola SENAI para o Audiovisual

    Leia