Notícia

De portas abertas para você

SESI MAO, que fica no coração de BH, reabre suas portas para atividades presenciais  

É impossível, para quem transita pelo centro de Beagá, deixar de notar um dos prédios mais bonitos e preservados da capital mineira. Localizado na Praça da Estação, as antigas instalações da Estrada de Ferro Central do Brasil é uma joia do estilo arquitetônico da década de 1920 e também, o registro de um período áureo da jovem cidade. Na época da inauguração da Estação Central, Belo Horizonte tinha apenas 25 anos e, pelas dependências da estação, chegavam e partiam pessoas de todo o país, como artistas, políticos e moradores de outras sertanias.   

Afinal, a cidade encantou até mesmo o escritor Monteiro Lobato, que disse em 1937, em uma de suas visitas: “Belo Horizonte foi a maior surpresa de minha vida. Permitiu-me ver no Brasil coisa que jamais esperei: uma cidade à qual coubessem com absoluto rigor, a classificação de bela”. 
 
Atualmente, o consagrado prédio abriga o SESI Museu de Artes e Ofícios (SESI MAO), é um espaço dedicado a preservar, na memória da sociedade, os antigos ofícios que movimentaram a vida e a economia mineira. Com um acervo de mais de 2,5 mil peças originais dos séculos XVIII ao XX, é possível ver instrumentos, utensílios, ferramentas, máquinas e equipamentos que, assim como as antigas ferrovias, nos levam para uma viagem. O destino é o passado de trabalho tradicionais, como a mineração, lapidação e ourivesaria, alguns ofícios alimentícios, tecelagem, curtumes e energia. 
 
Se você está curioso, o melhor está por vir: toda essa riqueza de nossos antepassados está disponível para visitas gratuitas, mediadas por uma equipe especializada. O espaço retomou suas atividades presenciais e agora você pode visitar o acervo do museu. Para isso, todos os cuidados relacionados às medidas sanitárias de combate a Covid-19 estão sendo tomadas e os visitantes precisam retirar, com antecedência, os ingressos no site Sympla. O número de visitantes é limitado por horário.   

Aproveite! Além de conhecer o acervo, esta é uma oportunidade de conversar com os educadores, esclarecer dúvidas e conhecer um pouco mais desta parte tão importante de nossa trajetória. O SESI MAO fica na Praça Rui Barbosa, 600, Centro, BH e as visitas acontecem de quinta a sábado das 11h às 16h. Retire seu ingresso NESTE LINK e embarque nesta viagem conosco.  

Por Denise Lucas

Últimas notícias

  1. Programa Economia Circular da FIEMG é desenvolvido em indústrias em Montes Claros

    Leia

  2. Uma nova geração preparada para o futuro

    Leia

  3. SESI promove VI Seminário de Segurança e Saúde de Juiz de Fora

    Leia

  4. Otimismo dos industriais permanece, mas em menor intensidade

    Leia

  5. Mais celeridade na certificação de fogos de artifício

    Leia

  6. Representante do Brasil na União Europeia realiza palestra para empresários mineiros

    Leia

  7. Soluções para o setor automobilístico do país

    Leia

  8. Presidente da Apex-Brasil visita a FIEMG

    Leia